GNR detecta origem de descarga de águas residuais em rio de Ponte de Lima

GNR detecta origem de descarga de águas residuais em rio de Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

A GNR anunciou hoje o levantamento de uma contraordenação por descarga de águas residuais para o rio Labruja, em Ponte de Lima, a partir de uma empresa de granitos.

Fonte daquela força policial disse à agência Lusa que a situação foi detetada por populares ao final da tarde de quinta-feira, junto ao Arco da Geia, na freguesia de Arcozelo, quando o rio Labruja apresentava um "sedimento branco no fundo do seu leito".

A situação foi confirmada no local pelos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.

"Seguindo o seu rasto, para montante, verificaram que o mesmo tinha origem em lamas de corte de pedra granítica que chegavam ao rio através de um afluente da sua margem direita", explicou a mesma fonte.

Confirmada a proveniência deste foco de descarga, originado por uma "ação de transferência de lamas de um depósito para outro", de uma empresa de granitos, a GNR explicou que "irá ser elaborado o competente auto de contraordenação, por rejeição de águas residuais para domínio hídrico".

Este auto, explicou ainda a fonte, será posteriormente remetido para Agência Portuguesa do Ambiente, entidade competente nesta matéria.

+ notícias: Norte

Jovem detido por atropelar intencionalmente duas pessoas em Braga

A Polícia Judiciária(PJ) deteve esta sexta-feira, um jovem de 23 anos, suspeito da prática de dois crimes de homicídios em Braga, informou a força policial em comunicado enviado às redações.

Autocarro atropela mortalmente homem em passeio de Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Homem morre atropelado por comboio. Circulação na Linha do Minho restabelecida

Uma pessoa morreu esta sexta-feira após ser atropelada por um comboio na Linha do Minho, entre Rio Tinto e Ermesinde, distrito do Porto, causando o corte temporário da circulação ferroviária, disse à Lusa fonte da CP – Comboios de Portugal. A circulação ferroviária na foi totalmente restabelecida pelas 12h53.