ANA alerta para constrangimentos no aeroporto devido ao protesto de trabalhadores do 'handling'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 mai (Lusa) -- A ANA apelou hoje aos passageiros que têm voos previstos entre as 10:00 e as 11:30 de quarta-feira para se deslocarem para o aeroporto de Lisboa com antecedência devido aos constrangimentos causados pela concentração de trabalhadores.

Os trabalhadores de 'handling' da Portway e SPdH/Groundforce realizam uma ação de luta conjunta denominada Marcha do Handling na quarta-feira, em Lisboa, para exigirem a negociação de um contrato coletivo de trabalho que "traga estabilidade".

Para evitar constrangimentos, a ANA - Aeroportos de Portugal "alerta os passageiros que tenham voos previstos para o período em causa para que, face ao contexto, se desloquem para o Aeroporto de Lisboa com maior antecedência", lê-se num comunicado da gestora dos aeroportos.

Cumprindo a decisão dos plenários de trabalhadores realizados a 18 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) convocou uma ação de protesto conjunta dos trabalhadores de 'handling' (assistência nos aeroportos), que se irão concentrar no Aeroporto de Lisboa, para também exigirem o fim da precariedade e dos baixos salários, que atinge mais de 1.600 trabalhadores do setor.

O sindicato marcou também uma greve para o setor do 'handling para 04 de maio', que na Portway se cumpre entre as 05:00 e as 17:00 horas, enquanto na empresa SPdH/Groundforce realiza-se entre as 10:00 e as 15:00 horas.

No passado dia 27 de abril, o presidente do Conselho de Administração da Portway, Jorge Ponce de Leão, disse no parlamento que a empresa de 'handling' esperava readmitir os trabalhadores afetados pelo despedimento coletivo dentro de quatro a cinco anos, quando recuperasse os atuais níveis de atividade.

SMS (JS/RCR)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.