Jazz chega com o Outono à Casa da Música em 10 propostas diferentes

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 11 out (Lusa) -- Gregory Porter é o primeiro nome do festival "Outono em Jazz" que arranca hoje na Casa da Música, no Porto, e que até domingo vai apresentar 10 propostas diferentes neste género.

Foi preciso esperar pela estação em que as folhas abandonam as árvores para que, em 2013, o jazz entrasse com volume na programação da Casa da Música, através deste Outono em Jazz - Ciclo Jazz Sonae que o diretor artístico, António Jorge Pacheco, classificou de "três dias de grande intensidade com uma grande diversidade de géneros".

Gregory Porter, que o The Huffington Post classificou como "a brilhante nova voz do jazz", tem a abrangência e a qualidade suficiente para conquistar o grande público, o que, aliás, já teve tradução nas duas nomeações dos seus dois primeiros álbuns para os Grammy.

Disso também não teve dúvida o crítico do jornal Guardian que, depois de o ouvir em Londres, escreveu: "Porter tem o tipo de voz magnífica blue -barítono que poderia ter liderado uma banda de Count Basie, mas é enriquecida com o desenvolvimento vocal indo de Nat King Cole para Donny Hathaway e Stevie Wonder, com a flexibilidade espontânea de um improvisador bebop".

Porter vai trazer hoje ao Porto, às 21:00, as suas próprias composições, e o seu novo álbum "Liquid spirit" onde o jazz e a soul se fundem com naturalidade.

Nesta sexta-feira há sessão dupla com Samuel James, apresentado como "um contador de histórias, à boa maneira dos blues do Mississippi, servindo-se apenas da voz, guitarra, banjo e harmónica" e Soweto Kinch, um saxofonista multipremiado, capaz de ir do jazz ao hip-hop.

Já no sábado, há duas salas diferentes a funcionar. Na sala Suggia, pelas 21:00 é possível escutar a "European jazz orchestra", uma big band que todos os anos muda de maestro, de composições e de músicos, selecionados entre o que de melhor tem a Europa dos 18 aos 30 anos.

Na sala 2, também no sábado, mas às 22:15, o palco será para o guitarrista Jeff Parker (membro dos Tortoise) e para o trompetista Rob Mazurek, mas também para os portugueses Rodrigo Amado Hurricaine (com a participação de DJ Ride e Gabriel Ferrandini) e para o trio norueguês Elephant9 que atuam com o guitarrista reneir Fiske.

O festival encerra no domingo, também na sala 2, com três propostas diferentes, os espetadores poderão ouvir os belgas da Houben's Factory Quartet com a sua sonoridade "cool", os portugueses Nelson Cascais Decateto, com o seu jazz de pesquisa e improvisação e o conhecido pianista Django Bates, com o seu trio, que no último disco trabaçha sobre temas do lendário saxofonista Charlie Parker.

Os bilhetes variam entre os 11 e os 15 euros, podendo ser adquirido um passe para todos os concertos por 50 euros.

DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Contagem decrescente para o Senhor de Matosinhos. Romaria arranca com concertos e marchas de bonecos

A romaria do Senhor de Matosinhos, que se realiza há mais de 700 anos naquele concelho do distrito do Porto, arranca sexta-feira e prolonga-se até 02 de junho com dezenas de concertos, exposições e arruadas, anunciou esta quarta-feira a câmara.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.