Receitas eletrónicas ultrapassam as metas previstas

Receitas eletrónicas ultrapassam as metas previstas
| País
Porto Canal (MYG)

As receitas eletrónicas (sem papel) já foram prescritas a mais de um 1,3 milhões de utentes, correspondendo a 40% das receitas prescritas no Serviço Nacional de Saúde. Esta inovação entrou em vigor a 1 de abril e já ultrapassou as metas fixadas, defende o Ministério da Saúde.

Num comunicado, o Ministério da Saúde faz "um balanço muito positivo dos primeiros dias de aplicação" da receita eletrónica no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Até 22 de abril, em média 60 mil utentes por dia receberam receitas desmaterializadas, o que corresponde a cerca de 400 mil embalagens de medicamentos por dia.
Atualmente, mais de 90% do total de farmácias portuguesas (2700 farmácias) já fazem a dispensa de medicamentos em Receita Sem Papel e 5442 médicos passaram a emitir as suas receitas por esta via, acrescenta o comunicado do SNS.
"Os dados agora conhecidos revelam a ultrapassagem das metas fixadas, comprovando a adesão a um dos principais objetivos de modernização do SNS tendo em vista a transparência e a simplificação de processos", refere o Ministério da Saúde.
A prescrição exclusiva através de receita eletrónica sem papel em todo o SNS é obrigatória desde 1 de abril e, para os portugueses conseguirem levantar a medicação têm de apresentar o cartão de cidadão.

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.