Funcionária de Lar de Freixo de Espada à Cinta acusada de maus tratos a idosa

| País
Porto Canal com Lusa

Freixo de Espada à Cinta, Bragança, 22 abr (Lusa) - Os filhos de uma utente do Centro Paroquial de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, apresentaram queixa na GNR contra uma funcionária por agressões à sua mãe, disse hoje à Lusa um dos familiares.

"Há uma funcionária [do Centro Paroquial] que, não sei por que motivo, agrediu a minha mãe. Há cerca de dois anos, havia feito o mesmo. As agressões pararam, após uma reunião da direção da Instituição. Agora, a situação é bem mais grave já que há lesões e o acontecimento foi ocultado pelos responsáveis do lar", explicou Marina Galas, uma das filhas da alegada vítima.

Segundo os familiares da idosa, os factos remontam ao dia 12 de abril e a família diz que só no 18 é que foi "alertada" para a situação.

"Estamos revoltados. Como é possível ter uma idosa com ferimentos durante dias e sem a família ser avisada ou contactada? Em nossa opinião, os responsáveis pelo lar tentaram camuflar o acontecimento", indicou Marina Galas.

Os familiares da idosa avançaram à Lusa que ela foi encaminhada para o Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta e para a Medicinal Legal, em Mirandela, para exames e perícias médicas.

Em nota enviada à agência Lusa, o Secretariado das Comunicações Socais da Diocese Bragança-Miranda esclarece que a direção do Centro Social Paroquial de Poiares, em Freixo de Espada à Cinta, abriu um inquérito interno de averiguação para apurar a origem das queixas de uma utente relacionadas com uma situação de eventuais maus tratos.

"O assunto está a ser acompanhado com toda a atenção, como é, aliás, timbre da instituição, que levará o caso até às últimas consequências", frisa o documento.

Por se tratar de um processo interno, a Direção do CSP de Poiares disse entender não ser oportuno fazer mais comentários até à sua conclusão.

FYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".