APDL diz não prever regularização do caudal do Douro nos próximos dias

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 abr (Lusa) -- A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informou hoje não prever a regularização dos caudais do Rio Douro "para os próximos dias" e disse estar a "monitorizar continuamente a situação".

"Pelos valores atualmente registados, não se prevê a regularização dos caudais para os próximos dias", refere a APDL em comunicado hoje divulgado.

A administração dos portos diz ainda estar a "monitorizar continuamente a situação em articulação com as entidades competentes no sentido de se poder abreviar os procedimentos conducentes à reposição das condições de navegação assim que a situação o permita, nomeadamente a verificação da balizagem e limpeza de cais para que se possam restabelecer as condições de operação".

Quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional emitiu um 'aviso vermelho', de risco de cheias, para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha.

Hoje, a APDL informa que "as condições hidrológicas verificadas no rio Douro desde 15 de abril registaram um contínuo aumento de cotas e caudais, decorrentes dos valores elevados descarregados pelas barragens do Douro internacional e nacional".

Segundo a APDL chegaram a ser descarregados 2.000 metros cúbicos de água por segundo em Picote, 2.800 metros cúbicos por segundo no Pocinho, 3.950 metros cúbicos por segundo na Régua e 4.500 metros cúbicos em Crestuma, valores que "excedem largamente as expectativas da segunda quinzena de abril".

"Neste contexto, a 15 de abril, a APDL suspendeu a navegação em toda a extensão da via navegável do Douro", assinala.

LIL (MSE/PLI) // msp

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).