Homicídio de empresário em Barcelos com sentença a 22 de outubro

| País
Porto Canal / Agências

Barcelos, 08 out (Lusa) - O Tribunal de Barcelos marcou hoje para 22 de outubro a leitura da sentença de um homem acusado de ter matado a tiro um empresário daquele concelho, em agosto de 2012.

Hoje, nas alegações finais, o Ministério Público pediu a condenação do arguido pelo crime de homicídio qualificado, cuja moldura penal vai dos 12 aos 25 anos de prisão.

O advogado de defesa, Luís Vaz Teixeira, pediu a absolvição do arguido, alegando falta de provas.

Segundo a acusação, os factos remontam a 22 de agosto de 2012, quando o arguido, residente em Gondomar, se deslocou a Arcozelo, Barcelos, para se encontrar com a vítima, "com quem mantinha há anos uma relação profissional".

A vítima tinha 60 anos e era empresário de venda de artigos elétricos da construção civil.

Na altura dos factos, estes artigos estavam guardados num armazém em Arcozelo.

Ainda de acordo com a acusação, foi neste armazém que vítima e agressor se encontraram.

O arguido levou consigo uma arma de fogo, de calibre 5,35 milímetros, e foi "com intenção de matar", alegadamente para acabar com as "pressões" que o empresário de Barcelos lhe estaria a fazer para lhe devolver material que entretanto tinha desaparecido.

Numa altura em que a vítima estaria a 75 centímetros de distância, efetuou um disparo, atingindo-a nas costas e provocando-lhe a morte.

O crime teria tido lugar entre as 12:00 e as 13:00, mas o corpo só viria a ser encontrado à noite pela mulher do empresário, que estranhou o facto de o marido não ter regressado a casa e o foi procurar.

A porta do armazém estava fechada à chave e teve de ser arrombada pelos bombeiros.

VCP

Lusa/fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.