Projetos de Lisboa, Porto e Braga vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 abr (Lusa) -- Três projetos de Lisboa, dois do Porto e um de Braga venceram a 4.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, anunciou hoje a organização, numa cerimónia que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda.

Na cidade de Lisboa ficaram os galardões de melhor intervenção residencial para o Palácio do Contador-Mor, de melhor intervenção turística para o Pestana Pousada Lisboa e de melhor intervenção na capital para o projeto Travessa do Abarracamento de Peniche 15, atribuído por a cidade ser anfitriã do prémio.

A distinção de melhor intervenção de serviços e comércio foi para o projeto Casa Salabert, e-learning café do Jardim Botânico, no Porto, e a melhor intervenção com impacto social foi atribuída ao Palácio do Raio, em Braga, e ao Palácio do Bolhão, na cidade invicta.

A organização destacou ainda, com menções honrosas, o projeto Lisbon Workhub (Lisboa), que considerou a melhor intervenção com menos de mil metros quadrados, a Igreja e Torre dos Clérigos (Porto), para melhor intervenção de restauro, e a Travessa do Abarracamento de Peniche 15 (Lisboa) como intervenção com melhor solução de eficiência energética.

Este ano, o júri decidiu atribuir um prémio especial, devido à elevada qualidade das intervenções submetidas, distinção que foi arrecadada pelo projeto Restaurante Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos, na região do Porto.

O júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de 2016 atribuiu ainda uma distinção especial para o Restaurante Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos, na região do Porto.

Segundo o diretor da iniciativa, António Gil Machado, "a elevada qualidade foi um denominador comum aos candidatos deste ano", considerando que reflete o bom trabalho de profissionais e empresas na área da reabilitação urbana, o que terá sido dificultado a escolha do júri.

"Tem sido muito gratificante ver como a reabilitação urbana se está a tornar uma realidade presente em tantas cidades portuguesas e em como os projetos que são desenvolvidos apostam na qualidade", frisou o responsável pela organização do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Os vencedores da edição de 2016 foram eleitos por cinco jurados: os arquitetos João Mendes Ribeiro e João Pedro Falcão de Campos, o economista Augusto Mateus e os engenheiros João Appleton e Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI).

A 4.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu 60 projetos a concurso, de 16 concelhos de norte a sul de Portugal continental e do arquipélago da Madeira, num total de 125.000 m2 de área reabilitada, informou a organização, referindo que as candidaturas este ano "crescem 15%".

Desde a primeira edição da iniciativa, que se realizou em 2013, já concorreram cerca de 200 projetos de reabilitação urbana, de 40 concelhos de todo o país, incluindo das ilhas.

Ao longo das quatro edições, o total de projetos corresponde a 37% candidatos à distinção de melhor intervenção residencial, 24% para melhor intervenção turística, 21% para melhor intervenção com impacto social e 18% concorrem para melhor intervenção de serviços e comércio, segundo dados da organização da iniciativa.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é organizado pela revista Vida Imobiliária e pela imobiliária Promevi, contado com o alto patrocínio do Governo, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.

SYSM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Três num mês. Crónica de jogo

A equipa de andebol do FC Porto continua em excelente forma e deu seguimento à senda de bons resultados ao vencer em casa do Benfica por 29-34. Obrigados a ganhar em Lisboa para continuarem a sonhar com o Penta, os Tetracampeões bateram o rival lisboeta pela terceira vez num mês e manteve o atraso de dois pontos para o Sporting (43), que venceu o ABC.

Internacional português de râguebi morre aos 22 anos num acidente de viação

O internacional português de râguebi Pierre-Mathieu Fernandes morreu este sábado em França, aos 22 anos, vítima de acidente de viação, informou o seu clube, em comunicado, informação confirmada momentos depois pela Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.