Casal de Lousada deixa a psicologia e o estilismo para produzir doces tradicionais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lousada, Porto, 05 abr (Lusa) - Uma estilista e um psicólogo abandonaram as profissões para se dedicaram, em Lousada, à preparação de licores, compotas, geleias e bolachas artesanais, que já exportam para Inglaterra e Dinamarca.

Ana Ribeiro, de 35 anos, e o marido, de 45, dedicam-se, a tempo inteiro, a cultivar frutas que usam nas doces iguarias que confecionam.

Há cinco anos, o casal herdou a Quinta do Souto, em Lodares, Lousada.

Sem projetos para o espaço e sem saberem o que fazer com a fruta produzida na quinta, Ana e o marido começaram a fazer produtos artesanais, aliados a produtos exóticos.

"O meu marido foi criado no Japão e veio com uma ideia diferente que aplica a cada receita que produz", contou à Lusa Ana Ribeiro, não escondendo a felicidade e prazer que a atividade lhe proporciona.

Ana e o marido começaram por participar em pequenas feiras realizadas em Lousada. Face ao sucesso imediato, o salto para os eventos de dimensão nacional ocorreu de forma natural e até proporcionou ao casal a oportunidade de exportar os seus produtos.

"A participação em várias feiras nacionais faz com que as empresas procurem os pequenos produtores e, em conjunto, fazemos a exportação. Nós produzimos e eles comercializam, ficámos todos a ganhar", adiantou Ana Ribeiro.

Ladeada de chocolates e licores, com a simpatia que usa para cativar os clientes, Ana Ribeiro admitiu à Lusa que o segredo dos produtos está nas mãos do marido.

"As receitas são inventadas por nós, sobretudo pelo meu marido, como é o caso do Licor de Amor, o único em Portugal feito com cerveja preta artesanal e canela", assinalou, orgulhosa.

A empresa que gerem exporta desde finais de 2015 para a Inglaterra e para a Dinamarca, mas o objetivo, diz Ana Ribeiro, é expandir o negócio, mantendo o comércio tradicional.

"O futuro é para continuar a crescer e desenvolver o negócio, com a exportação, não deixando o comércio tradicional, que me dá muito prazer", vincou.

Na quinta, onde tudo é feito de forma artesanal, o casal conta com a ajuda dos caseiros e de alguns colaboradores.

"A minha formação como estilista ajuda a criar uma imagem mais atrativa e bonita para as embalagens dos nossos produtos", observou Ana Ribeiro.

Os produtos de eleição do casal empreendedor são o Licor de Amor e a Geleia de Chocolate.

"São produtos procurados por pessoas de todas as idades", gracejou.

Ana Ribeiro deixou um incentivo às pessoas no sentido do empreendedorismo.

"Não desistam. Muitas vezes é preciso estar disposto a novos desafios e é isso que muitas vezes nos realiza", defendeu.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.