Estações do Metro encerradas devido à greve dos trabalhadores

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) -- A circulação do metro de Lisboa está hoje de manhã suspensa e as estações estão encerradas devido à greve dos trabalhadores contra as "degradantes" condições de trabalho, de acordo com fontes da empresa e sindicais.

Uma fonte do Metropolitano de Lisboa disse à agência Lusa que as estações estão completamente encerradas e não há serviços mínimos.

Também Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), disse à Lusa que a circulação do metro está totalmente suspensa desde as 23:00 de segunda-feira por causa das mudanças de turno, adiantando que os níveis de adesão à greve são bons.

"Estamos de portas fechadas. Os índices de adesão à greve são bons, o que demonstra que os trabalhadores estão disponíveis para, face ao ataque aos seus direitos, continuar a lutar", disse.

Anabela Carvalheira avançou também que os trabalhadores do Metro de Lisboa decidiram voltar a fazer greve no próximo de 15 de outubro em protesto contra as "cada vez mais degradantes" condições de trabalho.

"Vamos realizar uma reunião com os trabalhadores por volta das 11:00 da manhã para analisar os dados da greve e possíveis formas de luta", concluiu.

Na sua página da Internet, o Metropolitano de Lisboa informou que não foram fixados serviços mínimos e que a circulação só deve estar normalizada às 06:30 de quarta-feira.

A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP).

DD (JOP/MCL) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.