Braga vai recuperar património romano

Braga vai recuperar património romano
| Norte
Porto Canal (LYF)

A Câmara Municipal de Braga lançou um plano de pormenor e salvaguarda que visa a recuperação de uma ruína descoberta em 1983. Foi no Museu D. Diogo de Sousa, na referida cidade, que se realizou na passada semana, um debate no qual foi discutida a recuperação da Ínsula das Carvalheiras.

A Ínsula das Carvalheiras é um quarteirão de Bracara Augusta que deverá ser musealizado dentro de dois a três anos, dando aos visitantes a possibilidade de visitar as ruínas de uma luxuosa “domus”, construída por volta do século I, e que terá depois sido uma insula com um balneário público.

A proteção da descoberta de há mais de 30 anos foi um assunto discutido entre autarcas e arqueólogos, sendo unânime a necessidade da sua recuperação, conta o jornal PÚBLICO.

A diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Isabel Silva, foi uma das participantes do debate e deixou a sua opinião “não pode ser apenas um local de passagem, tem de ser também um lugar de fruição da cidade”.

As únicas intervenções feitas no local nos últimos anos têm sido no âmbito da limpeza.

Isabel Silva diz que aquele espaço é “um tesouro de extrema fragilidade” que tem estado exposto desde a sua escavação nos anos 80, o que tem provocado o seu desgaste.

Já Manuela Martins, arqueóloga que participou nas escavações, defende que ou o local é finalmente recuperado e protegido ou então “será melhor enterrá-la”, com o objetivo de evitar a sua degradação continuada.

No debate referido, foi sugerido que os vários monumentos romanos da cidade e o Museu D. Diogo de Sousa façam parte de um parque arqueológico.

O Vereador Urbanístico vê nesta ideia bastantes potencialidades, não só do ponto de vista da valorização do património mas também do turismo.

A Ínsula das Carvalheiras foi descoberta quando a Junta de Freguesia da Sé fazia o projeto para a construção de uma escola no mesmo local.

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.