Contrato da Metro do Porto foi assinado sem riscos para os privados

Contrato da Metro do Porto foi assinado sem riscos para os privados
| Norte
Porto Canal (TYM)

A Metro Porto assinou, esta quinta-feira, um novo contrato com a ViaPorto mas sem a polémica cláusula 'bonus/malus', diminuindo, assim, o preço a pagar pelo Estado. O contrato vigora nos próximos dois anos e elimina os riscos para a empresa privada, ao retirar uma cláusula que implicava benefícios ou prejuízos consoante a procura.

Em declarações ao Público, o ministro do ambiente, João Matos Fernandes, referiu que a inclusão desta cláusula “não fazia sentido neste tipo de contrato”, uma vez que desde que terminou o último acordo, em 2014, esta deixou de estar presente.

A importância desta alteração prende-se com a eliminação da norma que obrigava a empresa privada a compensar a Metro Porto em caso de diminuição da procura, enquanto caso o tráfego aumentasse conseguiria uma compensação.

O ministro do ambiente acredita que esta eliminação “fez com certeza parte da negociação” e que “terá afetado o valor final a pagar pelo concessionário”.

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.