Ministro angolano afirma que relações com Portugal estarão "sempre asseguradas"
Porto Canal / Agências
Lisboa, 07 out (Lusa) - O ministro de Educação de Angola, Pinda Simão, afirmou hoje que as relações entre Portugal e Angola estarão "sempre asseguradas", quando questionado sobre a polémica em torno das investigações a empresários angolanos em Portugal.
"Essa questão está a ser tratada a nível devido", afirmou o governante angolano após um encontro com o seu homólogo português, Nuno Crato, em Lisboa.
Quando questionado sobre se os processos contra as personalidades angolanas em Portugal podem prejudicar as relações entre Angola e Portugal, o ministro declarou que "os dois países, ao nível devido, estarão à altura de tratar daquilo que lhes compete".
Sobre o artigo de opinião publicado no domingo no Jornal de Angola, em que se fazem várias acusações à justiça portuguesa, Pinda Simão afirmou: "Portugal e Angola têm um nível de relações que, penso eu, estarão sempre asseguradas".
Um artigo de opinião publicado no domingo no Jornal de Angola defende que o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, "pediu diplomaticamente desculpa pelas patifarias cometidas pelo Ministério Público" e acusa a Procuradora-Geral da República de agir fora da lei.
A polémica que envolve o ministro dos Negócios Estrangeiros começou quando o Diário de Notícias divulgou na sexta-feira que Rui Machete pediu desculpa a Angola por investigações do Ministério Público português a empresários angolanos, o que já levou os partidos da oposição a pedirem a sua demissão.
Pinda Simão chegou hoje a Portugal para uma visita de três dias, durante a qual se irá encontrar com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira.
PSP/APN (ARP) // VM
Lusa/Fim