Produtores de leite e carne "marcham" hoje, em Braga, em "ação de sensibilização"

Produtores de leite e carne "marcham" hoje, em Braga, em "ação de sensibilização"
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um grupo de produtores de leite e de carne vão, esta manhã, "marchar" numa "ação de sensibilização" em Braga com o objetivo de alertar para a "grave" crise que o setor atravessa e apelar ao consumo de produtos nacionais.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Leite e de Carne, Jorge Lobato, explicou que o objetivo da concentração, marcada para as 11.00 na Avenida Central, é "alertar" a população para a qualidade do produto nacional e para a "falta de fiscalização" dos laticínios e das carnes importadas.

O "encontro", que a organização espera reunir cerca de 500 pessoas, coincide com a abertura da 49ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação (AGRO), onde estará presente o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

"A população tem que saber que a crise que enfrentamos no setor leiteiro e das carnes está a por em risco muitos postos de trabalho diretos e indiretos. Além disso, queremos alertar as pessoas para a necessidade de mais fiscalização aos produtos importados", explicou o responsável.

Segundo Jorge Lobato, "não faz sentido que um país que é autossuficiente em leite importe todos os anos toneladas de produtos lácteos de qualidade inferior àquela que produz".

Para o responsável, "o consumidor opta pelo produto mais barato, como é o caso das marcas brancas" mas, alertou, "esse mesmo consumidor tem que saber que aquele produto é pior do que o nacional".

Os representantes do grupo, que irá distribuir panfletos pelo centro de Braga "marchando" depois pela Av. da Liberdade em direção ao recinto da AGRO, o Parque de Exposições de Braga, vão, de tarde, estar com o ministro da Agricultura que irá presidir a um seminário sobre o setor pecuário.

"O Senhor ministro conhece as nossas reivindicações e as nossas preocupações e não nos calaremos até vermos os nossos direitos como produtores assegurados, nomeadamente a reintrodução de quotas de produção", adiantou Jorge Lobato.

+ notícias: Norte

Construção do maior parque eólico vai nascer no Norte em 2025

A Iberdrola vai avançar em 2025 com a construção de um parque eólico com 38 aerogeradores, nos distritos de Vila Real e Braga, após a obtenção da licença de produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

“A farinha faz parte da minha vida desde criança”. Padeira de Bragança levou o pão da terra além-fronteiras

Elisabete Ferreira, de 46 anos, diretora executiva do Pão de Gimonde, uma padaria situada no coração de Bragança foi eleita, no passado mês de outubro, a ‘Melhor Padeira do Mundo’. Um reconhecimento atribuído pela União Internacional de Panificação e Pastelaria (UIBC). Conheça o rosto de quem amassa o pão desde tenra idade.

Mulher atropelada na Maia em estado grave

Uma mulher foi atropelada, na manhã deste domingo, na Rua da Fábrica em Vila Nova da Telha, na Maia. À chegada dos bombeiros, a vítima estava em paragem cardiorrespiratória.