Produtores de leite e carne "marcham" hoje, em Braga, em "ação de sensibilização"

Produtores de leite e carne "marcham" hoje, em Braga, em "ação de sensibilização"
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um grupo de produtores de leite e de carne vão, esta manhã, "marchar" numa "ação de sensibilização" em Braga com o objetivo de alertar para a "grave" crise que o setor atravessa e apelar ao consumo de produtos nacionais.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Leite e de Carne, Jorge Lobato, explicou que o objetivo da concentração, marcada para as 11.00 na Avenida Central, é "alertar" a população para a qualidade do produto nacional e para a "falta de fiscalização" dos laticínios e das carnes importadas.

O "encontro", que a organização espera reunir cerca de 500 pessoas, coincide com a abertura da 49ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação (AGRO), onde estará presente o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

"A população tem que saber que a crise que enfrentamos no setor leiteiro e das carnes está a por em risco muitos postos de trabalho diretos e indiretos. Além disso, queremos alertar as pessoas para a necessidade de mais fiscalização aos produtos importados", explicou o responsável.

Segundo Jorge Lobato, "não faz sentido que um país que é autossuficiente em leite importe todos os anos toneladas de produtos lácteos de qualidade inferior àquela que produz".

Para o responsável, "o consumidor opta pelo produto mais barato, como é o caso das marcas brancas" mas, alertou, "esse mesmo consumidor tem que saber que aquele produto é pior do que o nacional".

Os representantes do grupo, que irá distribuir panfletos pelo centro de Braga "marchando" depois pela Av. da Liberdade em direção ao recinto da AGRO, o Parque de Exposições de Braga, vão, de tarde, estar com o ministro da Agricultura que irá presidir a um seminário sobre o setor pecuário.

"O Senhor ministro conhece as nossas reivindicações e as nossas preocupações e não nos calaremos até vermos os nossos direitos como produtores assegurados, nomeadamente a reintrodução de quotas de produção", adiantou Jorge Lobato.

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.