Arquitetos Rem Koolhaas e Álvaro Siza em conferência sobre reabilitação em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mar (Lusa) - Os arquitetos Rem Koolhaas e Álvaro Siza vão participar numa conferência internacional sobre reabilitação de edifícios e espaços públicos, que decorrerá de 06 e 09 de setembro, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da organização.

Esta será a 14.ª conferência internacional Docomomo - comité internacional para a documentação e conservação de edifícios, sítios e espaços públicos -, a primeira a realizar-se em Portugal, de acordo com a atual presidente da organização, Ana Tostões.

"Acreditamos que a reabilitação e recuperação de edifícios é um tema com futuro, cada vez mais importante, porque tem a ver com a sustentabilidade", sublinhou a professora catedrática do Instituto Superior Técnico, contactada pela agência Lusa.

A conferência vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, sob o tema "Adaptive Re-use. The Modern Movement Towards the Future", e inclui um programa de mesas-redondas, 'workshops' e visitas a edifícios e estruturas urbanas, no centro e norte do país.

Os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Rem Koolhaas - criador da Casa da Música, no Porto - Joan Busquets, Juhani Pallaasma, Winfried Brenne, João Gomes da Silva, João Luís Carrilho da Graça, e os ateliês Lacaton & Vassal e Caruso St John Architects estão na lista dos conferencistas.

O Docomomo realiza esta conferência internacional cada dois anos, tendo a anterior decorrido em Seul, na Coreia, também com a presença de arquitetos de todo o mundo, desde a Austrália, Chile, Reino Unido, Brasil, Grécia, Israel, México, Finlândia e Espanha.

Trata-se de uma organização criada nos anos 1980 para promover a documentação e conservação de edifícios e espaços públicos criados no século XX.

"Há um imenso parque de edifícios e estruturas criadas no século XX, que estão ao abandono. Trata-se de um grande património, de valor variável, mas importante e desafiante para os arquitetos. Numa altura de crise económica, quando há menos obras a construir de raiz, é cada vez mais importante olhar para estas construções do Movimento Moderno", sublinhou a arquiteta Ana Tostões.

Este ano, o tema foca-se na conservação e reutilização de edifícios, promovendo e divulgando as técnicas apropriadas e métodos de conservação para explorar e desenvolver novas ideias para "um ambiente construído sustentável no futuro, baseado nas experiências do passado".

Ana Tostões considera que a crescente reutilização dos edifícios "é uma grande vitória na área da sustentabilidade, com vantagens económicas, políticas, culturais, ambientais e sociais".

A conferência internacional inclui 'workshops' de 01 a 05 de setembro e visitas, entre os dias 04 a 12 de setembro, em Lisboa e no norte do país, realizadas em parceria com universidades do Porto, Guimarães e Coimbra.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.