Cerca de 100 pessoas prestaram homenagem aos bombeiros numa marcha em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 out (Lusa) -- Cerca de uma centena de pessoas prestaram hoje à tarde, em Lisboa, uma homenagem aos bombeiros voluntários e aos que morreram a combater as chamas nos incêndios florestais.

Organizada por um grupo de cidadãos civis, na marcha participara bombeiros da Amora, Pontinha, Carnaxide, Carcavelos, Viana do Castelo, Vidigueira e Fronteira.

A marcha, que contou também com a presença das fanfarras dos bombeiros da Amora e da Pontinha, decorreu entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República.

Vitor Neves, um dos organizadores da iniciativa, disse à agência Lusa que foi decidido fazer uma homenagem aos bombeiros em agosto, quando o país estava a ser devastado pelas chamas, e que provocou a morte a oito bombeiros.

"É uma homenagem merecida. Nunca ninguém tinha feito uma iniciativa idêntica", afirmou, adiantando que o trabalho dos bombeiros voluntários "não é reconhecido pelo Governo".

A organização lamentou a fraca a adesão, considerando que os bombeiros apenas são falados na altura dos incêndios.

Também presente na iniciativa, o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse à agência Lusa que esta é uma "homenagem mais do que merecida", mas lamentou que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) não estivesse presente.

"Esta iniciativa devia ser apoiada pela LBP, que devia estar presente, uma vez que é a organização que assume publicamente que defende os interesses dos bombeiros", afirmou Fernando Curto.

A organização explicou que a LBP, que hoje tem o seu conselho nacional reunido em Campo Maior, "apoia e saúda a iniciativa", mas "só está presente em iniciativas que organiza", tendo sido essa a justificação para não participar na iniciativa.

CMP // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".