Novo Marés Vivas de Gaia longe de qualquer Zona de Proteção Especial, diz ICNF

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 22 mar (Lusa) -- A nova localização do festival Marés Vivas de Gaia está em ambiente urbano e não se encontra na proximidade de qualquer Zona de Proteção Especial, informou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

"O local onde está previsto o festival encontra-se em ambiente urbano e não se encontra na proximidade de qualquer ZPE [Zona de Proteção Especial] ou SIC [Sítios de Importância Comunitária] da Rede Natura 2000", refere o ICNF em esclarecimento enviado à Lusa.

No início de fevereiro a Quercus informou que havia solicitado ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) um parecer sobre a legalidade e impactos ambientais do Festival Marés Vivas, alegando, entre outros, que o mesmo irá afetar as aves selvagens do estuário do Douro.

Questionada sobre o pedido da Quercus, o instituto respondeu agora que "foi criada uma comissão de acompanhamento do festival, presidida pela APA [Agência Portuguesa do Ambiente], na qual o ICNF também está representado" e que "a avaliação ambiental do referido festival será, por isto, da responsabilidade da referida comissão".

Resposta semelhante do ICNF chegou entretanto também à Quercus para quem a mesma "não é suficiente porque remete para a comissão de acompanhamento cuja metodologia está errada" já que "só vai avaliar o impacto a posteriori", afirmou o presidente da associação ambientalista.

Perante a situação, João Branco admitiu poder avançar com uma providência cautelar para impedir a realização do Festival Marés Vivas na sua nova localização junto ao Estuário do Douro em Gaia.

"O processo está no gabinete jurídico" da Quercus para avaliar a hipótese de "avançar com uma providência cautelar", afirmou à Lusa o responsável.

O novo espaço escolhido para o festival de verão de Gaia, em Canidelo, fica a 900 metros do anterior e junto à Reserva Natural do Estuário do Douro o que, logo em janeiro, motivou críticas da Quercus.

A pedido da autarquia, o ministro do Ambiente decidiu então criar uma comissão de acompanhamento para fiscalizar o evento e que poderá definir medidas de minimização prévia à sua realização.

A preparar-se para a sua 14.ª edição, o Marés Vivas vai mesmo ter de mudar de lugar e deixar o anterior espaço, junto à Douro Marina, onde está prevista, e licenciada pelo anterior executivo, a construção de sete prédios que podem ter até cinco pisos.

Para o primeiro dia do festival de 2016, a realizar-se entre os dias 14 e 16 de julho, foi já confirmada a atuação do músico britânico Elton John.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.