Empate confirmado em freguesia de Celorico de Basto obriga a repetir eleições

| Política
Porto Canal / Agências

Celorico de Basto, 02 out (Lusa) - O empate de domingo nas eleições para a União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, em Celorico de Basto, vai determinar a repetição do ato eleitoral, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

Segundo Joaquim Mota e Silva (PSD), o igual número de votos (1034), entre PS e PSD, apurado naquela união de freguesias (a maior do concelho), foi confirmado na terça-feira pela assembleia de apuramento de resultados, após a recontagem.

O autarca, que foi reeleito nestas autárquicas com maioria absoluta (quase 65%), disse esta tarde à Lusa não saber se haverá condições logísticas no sentido de marcar eleições para o próximo domingo.

Joaquim Mota e Silva lamenta, porém, o ambiente de "grande tensão e pouco democrático" que se viveu no domingo, na sede de Junta de Britelo, de maioria PS, aquando da segunda contagem, depois de a primeira, disse, "ter dado a vitória ao PSD por um voto".

A segunda contagem sinalizou um voto nulo entre os que tinham sido atribuídos ao PSD na primeira, o que resultou num empate, acrescentou.

Joaquim Mota e Silva critica o comportamento "pouco institucional" do presidente e do secretário da atual Junta de Britelo.

O presidente da câmara lamenta que, sob ponto de vista pessoal, tenha sofrido "ofensas muito profundas que deixarão fortes mazelas".

Questionado sobre a relação institucional que se propõe manter com os atuais autarcas de Britelo, do PS, que é a freguesia sede do concelho, o edil disse preferir, nesta fase, remeter-se "ao silêncio".

O presidente da Junta, Agostinho Andrade (PS), rejeita as acusações de Joaquim Mota e Silva, defendendo que "foram cumpridas todas as formalidades dentro da normalidade".

Sobre o ambiente que se viveu na noite de domingo, o autarca de Britelo responsabiliza o PSD "por não gostar de perder".

"Por isso, ficaram muito exaltados", observou Agostinho Andrade. O autarca socialista recorda também ter havido dois votos no PS que foram considerados nulos.

Os resultados apurados, no domingo, para aquela assembleia de freguesia, e agora confirmados, para além do empate entre o PSD e o PS, determinaram 30 votos brancos e 60 nulos.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.