Ricardo Rio quer um "novo Norte" com "maior projeção" para Braga

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 30 set (Lusa) - O futuro presidente da Câmara de Braga quer "um novo Norte" com "maior projeção" para a sua cidade, espera "atenção especial" por parte do Governo e reclama para a região poder decisório no novo quadro de ajuda comunitária.

Ricardo Rio, em entrevista à agência Lusa um dia depois de ter ganhado o município bracarense com maioria absoluta, acabando como o reinado socialista de 37 anos, afirmou ainda querer "afirmar o Minho" como região líder.

Nesse sentido, o primeiro social-democrata eleito para presidir à Câmara Municipal de Braga promete "lutar" por uma paragem na região da linha ferroviária Porto-Vigo, tornando o município um "Interface" no "estreitamento" da relação entre o Norte de Portugal e Galiza.

"É preciso um novo Norte. Quero afirmar o Minho", salientou.

Neste novo contexto, no qual Rio se assume como um líder, o sucessor de Mesquita Machado aponta como fundamental que o Norte, nomeadamente os presidentes de câmara, tenha uma voz mais ativa no que concerne à distribuição dos fundos comunitários no âmbito do programa Portugal 2020.

"Quanto mais próximo o poder decisório estiver das zonas mais carenciadas em termos de investimento, melhor serão alocados esses fundo. O poder de decisão deve estar o mais próximo possível", disse.

O ainda vereador do executivo socialista lembrou que "no modelo anterior", dentro do Quadro de Referência Estratégia Nacional 2014, foi um dos que "preconizaram uma alocação de verbas por territórios de forma que se potencie o aproveitamento direto dos fundos com base na decisão dos autarcas e forças vivas dessas regiões".

Rio, que inverteu a linha de derrota do PSD a nível nacional ao ganhar a terceira maior autarquia nacional e a maior neste momento sob égide do PSD, salientou que Braga tem que se tornar cada vez mais uma referência.

"É importante que Braga tenha outra projeção a nível nacional e essa projeção passa por uma intervenção a vários níveis", disse, apontando que tem trabalhado nesse sentido "no próprio seio" do PSD.

Por isso, Ricardo Rio afirmou esperar "uma atenção muito especial por parte do Governo" para concretizar projetos que, segundo ele, "vão projetar Braga, a região e, obviamente, o país".

Um desses projetos prende-se com a ligação no Norte de Portugal ao Norte de Espanha e à Galiza.

"Uma das questões por que vou lutar é uma paragem obrigatória do comboio Porto-Vigo em Nine, de maneira que haja um interface diretamente para Braga para que a cidade possa participar no estreitamento dessa relação", assegurou.

Para Ricardo Rio a aproximação de Braga aos concelhos e regiões vizinhas é, aliás, uma prioridade.

"É necessário que sejam ultrapassadas muitas das dissidências do passado, das desconfianças que existiam. É preciso imediatamente reconstruir o Quadrilátero Urbano (Braga, Guimarães, Barcelos e V.N. Famalicão) para, em colaboração com todos os autarcas possamos construir um conjunto de projetos", referiu.

Projetos que, sublinhou o futuro autarca de Braga, irão "potenciar" o Norte do país.

"Braga pode ganhar muito. Pode ganhar do ponto de vista turístico, do ponto de vista económico. Pode ganhar do ponto de vista das parcerias de instituições de ensino, partilha de experiencias, ao nível cultural. Ganha Braga e ganha Portugal", concluiu.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".