População de Alpedriz (Alcobaça) volta às urnas no domingo

| Política
Porto Canal / Agências

Alcobaça, 30 set (Lusa) -- Os eleitores de Alpedriz, em Alcobaça, voltam a ser chamados a votar no próximo domingo, depois de um boicote ter impedido, no dia 29, a realização das eleições autárquicas naquela freguesia, confirmou hoje a câmara.

"Tudo está a ser feito para que seja cumprido aquilo que a lei determina e que a votação seja repetida no sétimo dia subsequente às eleições, ou seja, no próximo domingo", disse à agência Lusa fonte da Câmara de Alcobaça.

Os serviços da Câmara de Alcobaça asseguraram hoje à Lusa já ter sido feito "o edital a avisar a população da nova data" e terem sido nomeados os elementos das mesas de voto.

A mesa de voto instalada numa sala da junta de freguesia foi, no domingo, impedida de abrir, depois de, durante a noite do dia 28 para 29, desconhecidos terem "bloqueado a fechadura com um objeto metálico", relatou na manhã de domingo o presidente da junta, Helder Cruz.

De acordo com o autarca, o boicote à votação teve por base a contestação à agregação daquela freguesia às de Montes e Cós, formando, no novo mapa administrativo, uma união de freguesias.

O processo foi na altura contestado por Helder Cruz, que discordava da aliança com a freguesia de Cós e propunha, em alternativa, que a freguesia fosse agregada com a de Pataias.

As eleições realizar-se-ão na sede da junta, entre as 08:00 e as 19:00.

DYA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.