Nove distritos do continente sob aviso laranja e cinco a amarelo devido à chuva

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 set (Lusa) -- Nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva que podem ser fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponibilizada na página da Internet do IPMA, os distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança vão estar sob aviso laranja entre as 11:00 e as 18:59 de hoje, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA informa também que os distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 00:00 e as 23:59 de hoje, também devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e persistente.

Sob aviso amarelo está também o grupo Ocidental dos Açores (ilhas do Corvo e Flores) motivado por agitação marítima até às 16:59 de hoje e a costa sul da Madeira, pela persistência de temperaturas elevadas até às 23:59 de terça-feira.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado ou encoberto, chuva, por vezes forte nas regiões norte e centro onde há condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento moderado de sudoeste, soprando moderado a forte no litoral a norte do Cabo Espichel e forte nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima na região norte e interior centro.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, em Faro, Évora e Beja 24, no Porto, Castelo Branco, Portalegre e Braga 21, Funchal 26 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 23.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.