PS perde maioria de câmaras no distrito

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 30 set (lusa) - O distrito de Braga deixou de ser maioritariamente socialista, com o PS a perder duas autarquias para o PSD, ficando o distrito com sete câmaras socialistas e outras sete sociais-democratas.

A Câmara Municipal de Amares, liderada por um movimento independente desde 2005, é agora uma autarquia socialista, enquanto Vieira do Minho, que há quatro anos foi ganha pelo PS por 12 votos, voltou para as mãos do PSD.

Assim, no Minho, o PS lidera as câmaras municipais de Amares, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Terras do Bouro e Vizela, já o PSD preside às autarquias de Braga, Celorico de Basto, Esposende, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vieira do Minho.

Sete autarquias mudaram de presidente, com José Barbosa (Amares), Mesquita Machado (PS), Joaquim Barreto (Cabeceiras de Basto), José Ribeiro (Fafe), António Magalhães (Guimarães) e Armindo Costa (Vila Nova de Famalicão) a deixarem os respetivos executivos por atingirem o máximo de mandatos permitidos por lei e Jorge Dantas a perder a câmara de Vieira do Minho.

Manuel Moreira (Amares/PS), Ricardo Rio (Braga/Coligação Juntos por Braga), China Pereira (Cabeceiras de Basto/PS), Domingos Bragança (Guimarães/PS) e António Barbosa (Vieira do Minho/PSD), Raúl Cunha (Fafe/PS) e Paulo Cunha (Vila Nova de Famalicão/PSD), são os novos presidentes de câmara eleitos no distrito de Braga.

Mantêm-se em exercício Miguel Costa Gomes (PS/Barcelos), Joaquim Mota e Silva (PSD/Celorico de Basto), João Cêpa (PSD/Esposende), Manuel Batista (PSD/Póvoa de Lanhoso), Joaquim Cracel (PS/Terras do Bouro), António Vilela (PSD/Vila Verde) e Dinis Costa (PS/Vizela).

JYCR // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.