PSD conquistou Guarda mas perdeu quatro autarquias para PS

| Política
Porto Canal / Agências

Guarda, 30 set (Lusa) - No distrito da Guarda, o PSD conquistou a câmara da capital de distrito ao PS, mas perdeu para os socialistas e para um independente as autarquias de Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Figueira de Castelo Rodrigo.

Com os resultados destas eleições, o PSD fica em maioria no distrito, com a presidência de sete câmaras e o PS com seis.

O dado mais marcante da noite no distrito foi a vitória da coligação PSD/CDS-PP na Guarda onde o candidato Álvaro Amaro derrotou o socialista José Martins Igreja que se candidatava ao primeiro mandato.

Em Trancoso, o socialista Amílcar Salvador ganhou ao social-democrata João Rodrigues, que se candidatou pela primeira vez, por o atual autarca Júlio Sarmento não se ter recandidatado devido à limitação de mandatos.

No concelho de Fornos de Algodres o PSD também perdeu a presidência da autarquia, até agora presidida pelo social-democrata José Miranda que não se recandidatou, que passa a ser liderada pelo socialista Manuel Fonseca.

Surpresa também em Figueira de Castelo Rodrigo, com a vitória de Paulo Langrouva, ao derrotar o atual autarca António Edmundo que era candidato ao terceiro mandato.

No sentido inverso esteve a autarquia de Manteigas, com a vitória de José Manuel Biscaia (PSD) que destronou o atual autarca socialista Esmeraldo Carvalhinho.

A câmara de Aguiar da Beira também mudou de mãos, passando do PSD para a liderança do independente Joaquim Bonifácio, que venceu o candidato social-democrata Fernando Pires.

Em Seia o atual presidente Filipe Camelo garantiu a vitória para o PS, o mesmo acontecendo em Celorico da Beira com o socialista José Monteiro.

A autarquia de Mêda também continua a ser liderada pelo PS, com a vitória de Anselmo Sousa, que concorreu pela primeira vez.

No Sabugal, o presidente António Robalo (PSD) foi reconduzido no segundo mandato; em Almeida voltou a ganhar António Baptista Ribeiro (PSD/CDS-PP) e em Vila Nova de Foz Côa mantêm-se Gustavo Duarte (PSD).

Rui Ventura manteve a autarquia de Pinhel com as cores do PSD, o mesmo acontecendo em Gouveia com Luís Tadeu, até agora vice-presidente do social-democrata Álvaro Amaro, que concorreu pela coligação PSD/CDS-PP.

O PSD detém a presidência de sete autarquias (Guarda, Almeida, Pinhel, Gouveia, Sabugal, Vila Nova de Foz Côa e Manteigas) e o PS de seis (Seia, Celorico da Beira, Mêda, Fornos de Algodres, Trancoso e Figueira de Castelo Rodrigo).

No ato eleitoral de 2009 o PS ganhou a presidência de cinco câmaras (Guarda, Seia, Celorico da Beira, Manteigas e Mêda) e o PSD de nove (Sabugal, Pinhel, Almeida, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira).

ASR // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.