PS defende conta corrente entre Estado e empresas para dinamizar economia

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 maio (Lusa) -- O líder do PS, António José Seguro, apresentou hoje quatro medidas para preservar empregos e dinamizar a economia, entre as quais a criação de uma conta corrente entre empresas e Estado.

António José Seguro falava aos jornalistas após ter estado reunido com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), encontro que tinha por objetivo procurar soluções para o problema do desemprego em Portugal.

"Hoje estimemos a dar apoio às empresas e verificámos que estas - para além das dificuldades que decorrem de uma reduzida procura interna, motivada pela política de austeridade - estão em dificuldades porque o Estado não está a pagar os fornecimentos dessas empresas e, por outro lado, o Estado não está a devolver nos prazos legais o IVA às empresas", disse.

Por isso, o PS propõe a criação de uma conta corrente entre as empresas e o Estado.

"Se o Estado tem [valores referentes a] IVA a devolver às empresas, isso deve ser abatido em contribuições futuras que essas empresas tenham a fazer ao Estado", defendeu.

António José Seguro disse também que as empresas devem poder pedir a um banco o dinheiro que o Estado lhes deve, ficando o Estado com a responsabilidade pelo pagamento do empréstimo.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".