Presidente da TAP chamado de urgência pela ANAC

Presidente da TAP chamado de urgência pela ANAC
| País
Porto Canal (MYF)

Fernando Pinto, Presidente da TAP, foi chamado de urgência pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). O encontro, que ocorrerá durante a tarde desta segunda-feira, deverá ficar marcado pelo chumbo à privatização original da TAP. O regulador pedirá esclarecimentos sobre o empréstimo de 120 milhões de euros que devia entrar de imediato na TAP e que faz parte do plano de recapitalização da empresa.

Segundo a rádio Renascença, a ANAC bloqueou o acordo inicial de privatização feito ainda pelo anterior Governo porque continua com dúvidas sobre quem manda na companhia aérea.

Ao que tudo indica, o regulador deverá pedir esclarecimentos sobre o empréstimo de 120 milhões de euros que devia entrar de imediato na TAP e que faz parte do plano de recapitalização da empresa. Este valor é repartido pelos privados, dos quais fazem parte os chineses da HMA e o Estado, a quem cabe entrar com 30 milhões de euros.

Na passada sexta-feira, a ANAC avançou num comunicado que decidiu aplicar à TAP e à Portugália medidas cautelares que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinária ou que tenham impacto significativo no património, na atividade e na operação das duas empresas. Estas medidas vão estar em vigor durante três meses.

O Estado deverá pagar 1,9 milhões de euros para ficar com 50% da TAP. O acordo alcançado entre o Governo e consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman prevê ainda que o consórcio privado passe de 61% do capital da companhia para 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

+ notícias: País

Portagens sobem 45 cêntimos entre Lisboa e Porto

As portagens na A1 entre Lisboa e o Porto irão aumentar 45 cêntimos, para 25,05 euros, subindo ainda 50 cêntimos na A2 entre Lisboa e Algarve, para 23,80 euros, a partir de 1 de janeiro, segundo comunicado da Brisa.

Nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR

Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool nos primeiros quatro dias da operação que a PSP e a GNR realizam durante o período de ano novo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".