Candidatos confirmam conquista de Freixo de Espada à Cinta pelo PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 29 set (Lusa) -- A candidata do PSD a Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, reclamou hoje ter conquistado a autarquia ao PS, uma vitória corroborada pelo adversário e atual presidente da câmara, o socialista José Santos.

"Não foi uma surpresa, eu sabia que ganhava", afirmou à Lusa a candidata declarada vencedora pela diferença de cerca de "60 votos", embora os resultados ainda não tenham sido confirmados oficialmente.

Maria do Céu Quintas torna-se na segunda mulher a presidir a uma câmara no distrito de Bragança, depois da socialista Berta Nunes, em Alfândega da Fé.

Vai, contudo ter um mandato em que a oposição será maioritária na Assembleia Municipal, o órgão deliberativo do concelho, em que o PS conseguiu a maioria dos mandatos, segundo ainda os candidatos.

"Não tenho qualquer problema em trabalhar nessas condições", declarou.

O PSD foi o partido mais votado para a câmara, mas conseguiu apenas um das quatro freguesias do mais pequeno concelho do distrito de Bragança, com pouco mais de três mil eleitores.

"Nunca ninguém fez mais de dois mandatos" nesta autarquia transmontana, como recordou o presidente cessante, José Santos, que confirmou à Lusa ter sido derrotado.

O eleitorado de Freixo de Espada à Cinta continua a cumprir uma espécie de "tradição" em que nunca nenhum presidente de Câmara conseguiu fazer mais do que dois mandatos.

José Santos candidatava-se a um terceiro mandato.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.