Professores passam a ser colocados através de reserva de recrutamento

Professores passam a ser colocados através de reserva de recrutamento
| País
Porto Canal (MYF)

O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros o decreto-lei que acaba com a Bolsa de Contratação de Escolas (BCE) e o diploma que centraliza a colocação de professores. A partir de Setembro os professores serão colocados nas escolas através das reservas de recrutamento, que vão passar a ser realizadas durante todo o ano letivo.

O atual executivo vai substituir a BCE pelas reservas de recrutamento que passam a ser válidas todo o ano. Trata-se de colocação de professores, do pré-escolar ao secundário, que vão ser realizados pelo Ministério da Educação, de acordo com a lista nacional da graduação profissional. Ao contrário do que acontecia até agora (decorriam apenas até 31 de dezembro), as reservas de recrutamento passam a ser feitas durante todo o ano letivo e vão incluir a colocação dos professores nas 303 escolas com contrato de autonomia e as que estão sinalizadas como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).

No comunicado enviado pela tutela de Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, pode-se ler que as escolas só podem contratar diretamente os seus professores em casos excecionais e em número residual, sendo para “horários inferiores a oito horas letivas”, para “horários não ocupados na reserva de recrutamento” e em casos de “duas não aceitações nas reservas de recrutamento”, disse.

De acordo com o Conselho de Escolas, a colocação dos professores através das reservas de recrutamento resulta num “total esvaziamento do papel” de todas as escolas, “no processo de seleção e contratação de pessoal docente”. “Este critério pode não responder cabalmente às necessidades específicas das Escolas, especialmente das Escolas TEIP e com contrato de autonomia”, lê-se no documento divulgado pelo órgão consultivo do Ministério da Educação.

No entanto, o Ministro da Educação defende que a Bolsa de Contratação de Escolas provocou “consequências nefastas” e era “responsável por instabilidade nas escolas e pelo começo tardio dos anteriores anos letivos”, explicou em comunicado.

Este diploma desenhado por Tiago Brandão Rodrigues não inclui a solução reclamada pelo Conselho de Escolas para as 303 escolas com contrato de autonomia e TEIP.

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.