Centro de Saúde de Darque, Viana, suprime falhas no atendimento em Anha

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 30 mai (Lusa) - A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) disse hoje não poder "assegurar" o atendimento continuado de utentes na Extensão de Saúde de Vila Nova de Anha, apontando o Centro de Saúde de Darque como alternativa.

Em declarações à agência Lusa, fonte da administração da ULSAM afirmou que, no contexto atual, "não é possível assegurar a permanência de um serviço continuado" naquela extensão de saúde do concelho de Viana do Castelo, cujas consultas não são diárias.

A explicação surge face às queixas dos utentes daquela freguesia, que dizem não conseguir garantir uma consulta numa unidade que funciona com apenas um médico, colocado há poucos dias, após um período de vários meses sem qualquer clínico atribuído.

A administração da ULSAM esclarece que, em agosto de 2012, o único médico que trabalhava naquela extensão de saúde pediu a exoneração. "Foi substituído por um outro médico que foi colocado em dezembro, de acordo com a nova estratégia de reorganização dos Cuidados de Saúde Primários, com caráter definitivo, numa Unidade de Saúde Familiar", recordou ainda a fonte.

Contudo, garante a administração, a assistência médica à população de Vila Nova de Anha "está garantida, respeitando os padrões de qualidade nas unidades de saúde existentes no Centro de Saúde de Darque", o qual "dista apenas cerca de três quilómetros" desta extensão, "havendo evidência da existência de transportes públicos entre estas duas instituições".

"O Centro de Saúde de Darque tem disponibilidade para inscrever os utentes que assim o desejarem e disponibiliza equipas que se deslocam ao domicílio para a prestação de cuidados a dependentes", sublinhou ainda a administração da ULSAM.

A população de Vila Nova de Anha afirma que a inscrição em Darque é uma forma de "esvaziar" de utentes aquela extensão de saúde.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.