Timor Leste vai construir Parque de Ciência e Tecnologia com experiência do Tecmaia

| Norte
Porto Canal / Agências

Maia, 27 set (Lusa) -- O Parque de Ciência e Tecnologia da Maia (Tecmaia) assinou hoje um protocolo com o Ministério da Indústria do Comércio e Ambiente de Timor Leste para a construção de um espaço idêntico em Díli que "internacionalize" o país.

O diretor-geral do Tecmaia, António Tavares, explicou que a instituição terá como responsabilidade criar e desenvolver os estudos de viabilidade, já a partir do próximo ano, para a instalação de um Parque de Ciência e Tecnologia em Timor Leste.

Formar dirigentes, quadros técnicos e membros das entidades públicas e privadas, dada a experiência nesta fileira de mercado, será outra das obrigações do Tecmaia.

António Tavares avançou ainda que irá prestar consultoria estratégia de âmbito local, nacional e internacional, assessorar a promoção de incubadoras e iniciativas empresariais e elaborar estudos dos produtos e serviços que as empresas de Timor Leste e Portugal devem promover nos mercados dos dois países.

"Queremos que o parque em Timor Leste tenha acesso a plataformas internacionais e seja reconhecido mundialmente como centro de excelência", referiu o diretor do Tecmaia.

O propósito, disse, é ajudar o governo timorense a desenvolver condições para o empreendedorismo, criação de empresas locais e emprego qualificado para que, os jovens em quem Timor Leste investiu, possam continuar no seu país a trabalhar e viver.

Além de Timor Leste, o Tecmaia tem parcerias com o Qatar, China, Rússia e Brasil, embora em fase inicial.

O vice-ministro do Comércio, Indústrias e Ambiente de Timor Leste, Abel da Costa Freitas Ximenes, revelou que já adquiriram um terreno em Díli, com cerca de 40 hectares, para a construção do parque tecnológico.

O governante, sem revelar valores para o investimento, garantiu que "dinheiro não é problema", sendo as "maiores dificuldades" a falta de métodos de trabalho, modelos de desenvolvimento e recursos humanos e tecnológicos.

Timor Leste, depois de ter conquistado a independência, frisou, está numa fase em que precisa de "muito" conhecimento, ciência, tecnologia, pesquisa e investigação para aumentar a "velocidade de desenvolvimento".

"Queremos consolidar a independência e preparar-nos para competir com a Austrália, Singapura e Indonésia", disse o vice-ministro.

Abel da Costa Freitas Ximenes revelou que optou por ter Portugal como parceiro devido à língua, projeção internacional que tem na área tecnológica e porque em "momentos difíceis do país disseram presente".

SYF // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.