Obra completa do cineasta Gabriel Abrantes em mostra no Lincoln Center em Nova Iorque

| País
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 10 fev (Lusa) - O realizador português Gabriel Abrantes disse à Lusa que a mostra da sua obra completa no Lincoln Center, em Nova Iorque, que termina esta quinta-feira, tem sido "um enorme sucesso".

Tem sido "um enorme sucesso", particularmente durante o fim de semana. "Quase todas as sessões estão cheias, os diálogos com os realizadores, no final de cada projeção, têm sido muito interessantes", disse o realizador à Lusa.

As obras de Abrantes estão integradas na mostra "Friends with benefits: An anthology of four new american filmmakers", que começou na passada sexta-feira, e inclui os norte-americanos Alexander Carver, Benjamin Crotty e Daniel Schmidt (Gabriel Abrantes nasceu nos Estados Unidos e tem dupla nacionalidade).

"Em menos de uma década de atividade, estes quatro amigos, e polimorficamente promíscuos colaboradores, fizeram alguns dos filmes mais arrebatadores e inclassificáveis de que há memória recente - e estabeleceram-se como uma escola de cineastas como nenhuma outra", escreveu a organização, na apresentação deste ciclo.

Abrantes foi convidado para esta mostra por Dennis Lim, diretor do Film Society do Lincoln Center, que também já o convidara para apresentar "Palácios de Pena", no Museum of Moving Image, também em Nova Iorque.

"Ele queria dar relevo ao meu percurso, que é muito pouco habitual, sendo que é principalmente composto por curtas-metragens surreais e irreverentes", explica o realizador.

Abrantes diz que a escala e ambição do programa, num local de prestígio como o Lincoln Center, fazem "com que sinta uma enorme felicidade e honra ao receber este convite", e gratidão pelo risco tomado pelos programadores.

"O nosso trabalho não é fácil - é estranho, perverso, e arrojado. Acho que tiveram imensa coragem e visão, quando programaram um ciclo tão robusto de autores tão jovens e com um trabalho tão excêntrico e provocador", explica.

O luso-americano encontra também satisfação em ver os seus filmes mostrados, integralmente e pela primeira vez, com o dos outros três realizadores.

"Acaba por ser um momento muito pessoal e marcante, uma reunião e consagração de quatro amigos que têm uma visão em comum", disse à Lusa.

Para Abrantes, esta mostra é o ponto alto de um mês de fevereiro com grande destaque internacional.

No início do mês, o realizador foi o curador de um ciclo de curtas homoeróticas no LightIndustry, em Brooklyn, e de um evento que juntou as obras de Pier Paolo Pasolini e de João Pedro Rodrigues, no Spectacle Theatre, também em Brooklyn.

A 08 de fevereiro, o seu filme "Uma Breve Historia da Princesa X" - a escultura na base do escândalo do Salão Internacional de Arte de Paris, em 1920 -, dedicado ao escultor Constantin Brancusi e à escritora Marie Bonaparte, teve a sua antestreia na Tate Britain, em Londres, no Reino Unido.

Esta sexta-feira, o mesmo filme estreia-se em mais de 60 salas comerciais britânicas, como a "curta" que antecede a nova longa-metragem dos irmãos Coen, "Hail, Cesar".

Entre os dias 15 e 20 deste mês, o seu filme "Freud Und Friends" terá a sua estreia em competição na Berlinale, na Alemanha.

Em Portugal, a sua obra completa pode ser vista, desde 20 de janeiro e até 24 de fevereiro, num ciclo que a RTP2 promove no programa Cinemaxx.

Gabriel Abrantes é um dos mais prestigiados realizadores portugueses, com obras apresentadas nos festivais de Berlim, Veneza e Locarno, onde recebeu o Leopardo de Ouro.

As suas obras têm sido distinguidas pelo seu vanguardismo formal, aplicando um humor desconcertante a temas atuais, como as identidades culturais e sexuais, a ecologia ou a tecnologia.

AYS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.