Queda de ponte sobre o rio Sousa faz rebentar cano de esgoto e lançar detritos diretamente para o rio

| Norte
Porto Canal (MYF)

Uma ponte sobre o rio Sousa, em Gondomar, caiu na manhã desta quarta-feira, depois de 60 anos de história. Um cano de esgoto, que passava por debaixo da ponte, rebentou e começou a despejar detritos diretamente para o rio Sousa. O caso já está a ser tratado pela empresa Águas de Gondomar (AdG).

Actualizado 10-02-2016 14:14

"Devido às intempéries que se estão a fazer sentir desde o início do ano, um pilar da ponte velha de Foz do Sousa cedeu o que originou a sua queda parcial, afetando assim o coletor público de saneamento da AdG que se encontrava suspenso sob o seu tabuleiro", explicou Paula Santos do Departamento da AdG, ao Porto Canal.

Apesar de considerar que o "impacto de tais descargas no meio ambiente é mínimo", Paula Santos refere que já estão a ser tomadas medidas, ainda que provisórias, para a reparação do cano de esgotos.  

"Atenta à necessidade de normalizar a situação com a maior urgência, a AdG está a implementar uma solução provisória, através de um sistema de bombagem e instalação de tubagem ao longo do passeio da nova ponte de Foz do Sousa, que se prevê fique operacional nas próximas 48h. A solução definitiva passará pela instalação de um novo coletor suspenso sob o tabuleiro desta nova ponte", avançou.

Isidro de Sousa, Presidente da União das Freguesias de Foz do Sousa e de Covelo, acrescenta ainda que a ponte já estava vedada há um mês para ser demolida. Já não era permitido a passagem de peões e há sete anos que foi proibida a circulação de veículos, que passaram, na altura, a usar a ponte Santo Amaro para atravessar o rio.

No local estiveram a Proteção Civil e as Águas de Gondomar e membros da autarquia.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.