Solução satisfaz todas as partes e cumpre compromisso eleitoral - MNE

| Política
Porto Canal com Lusa

Amesterdão, Holanda, 06 fev (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje que o desfecho das negociações entre o Governo e o consórcio Gateway sobre a TAP é vantajoso para todas as partes e vai ao encontro de um compromisso eleitoral.

"Sobretudo, é uma solução que corresponde a um compromisso eleitoral, a um compromisso do Governo, conseguida pelos meios que são os preferidos, porque são o meio da negociação e do compromisso. É uma solução que tem vantagens para todas as partes, permanecendo o capital da TAP na sua maioria nas mãos do Estado", afirmou o número dois do executivo socialista à Lusa, à saída de uma reunião dos chefes de diplomacia da União Europeia, em Amesterdão, Holanda.

Na sequência de negociações que o primeiro-ministro, António Costa, admitiu que "não foram fáceis", o Governo e o consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman assinaram hoje um memorando de entendimento que devolve ao Estado 50% do capital da transportadora aérea nacional.

O Governo vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP (em vez de 34%), resultado das negociações com o consórcio Gateway, que tinha 61% do capital da companhia e que agora fica com 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

ACC // SO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.