Ex-gestores dos TUB terão recebido "centenas de milhares de euros" em luvas

Ex-gestores dos TUB terão recebido "centenas de milhares de euros" em luvas
| Norte
Porto Canal

Os administradores dos Transportes Públicos de Braga (TUB) detidos na quinta-feira terão recebido "várias centenas de milhares de euros" como "contrapartidas" por alegadamente beneficiarem uma empresa na aquisição de autocarros, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ acrescenta que aqueles responsáveis dos TUB "presumivelmente viciaram, durante cerca de meia dúzia de anos, os procedimentos concursais para aquisição de viaturas pesadas de transporte de passageiros".

A ideia era "beneficiar" uma sociedade importadora de veículos industriais, que também foi constituída arguida neste processo.

"Depois de complexa investigação, foram reunidos vários elementos de prova, indiciando-se fortemente o recebimento indevido de contrapartidas várias, cuja quantificação ascende na sua totalidade a várias centenas de milhares de euros", refere a PJ.

Dois representantes e "altos quadros" dessa sociedade foram igualmente constituídos arguidos.

Entre os detidos, contam-se Vítor de Sousa, ex-vice-presidente da Câmara de Braga, e Cândida Serapicos, que integrou o gabinete do anterior presidente da Câmara, Mesquita Machado.

Ambos já refutaram publicamente as acusações, que classificaram de "calúnias".

Os arguidos estão indiciados pela prática de crimes de corrupção em prejuízo do comércio internacional e de administração danosa.

Foram detidos na quinta-feira, pela Polícia Judiciária de Braga, no cumprimento de mandados de detenção.

Hoje, já foram levados ao Tribunal de Braga para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.