Candidato do PS em Viseu apela ao voto útil
Porto Canal / Agências
Viseu, 26 set (Lusa) - O candidato socialista à presidência da Câmara de Viseu, José Junqueiro, apelou hoje ao voto útil no próximo dia 29 de setembro, evitando votos em partidos que não tenham oportunidade de eleger um vereador.
"Se os viseenses querem realmente mudar e ter uma nova esperança para o futuro, sabem que a única alternativa é a proposta do PS. Em primeiro devem votar e depois usar bem o seu voto", alegou.
Em conferência de imprensa, que decorreu ao final do dia de hoje, José Junqueiro defendeu que qualquer voto que vá para um partido que não tenha nenhuma oportunidade de eleger um vereador é um voto desperdiçado.
"Um voto na mudança é um voto útil. Se as pessoas querem mesmo uma mudança, devem fazê-lo na nossa candidatura", acrescentou.
O candidato do PS aproveitou a ocasião para sublinhar que o atual presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas - que não pode recandidatar-se ao cargo devido à lei da limitação de mandatos - esteve mal durante o período de campanha.
"O presidente da Câmara não saiu bem desta campanha, porque passou o tempo todo a querer voltar: ainda não saiu e já está cheio de saudades. Interpretarei como um bom sinal: primeiro, que gosta muito de Viseu, e depois quase me atrevo a dizer que vai votar em mim e quer que eu ganhe", ironizou.
O antigo secretário de Estado apontou que, se assim não for, terá lugar uma guerra fratricida no seio do PSD dentro de quatro anos, entre Fernando Ruas e Almeida Henriques.
"Creio que isso é um voto de confiança na minha pessoa, no meu programa e no desejo ardente de se confrontar novamente comigo, saúdo-o por isso", sublinhou.
José Junqueiro criticou, ainda, "o excesso de subsídios a granel distribuídos" nos últimos tempos.
No entanto, deixou a garantia de que, se for eleito, os compromissos assumidos nesta reta final de mandato serão cumpridos.
"Não gostei que em final de mandato se aprovasse o PDM, que demorou 18 anos, e custa-me ver que nos últimos quatro dias se lance a primeira pedra para uma ETAR que não apareceu em 24 anos", concluiu.
Nas eleições autárquicas de 29 de setembro, vão disputar votos em Viseu, além de José Junqueiro (PS), Almeida Henriques (PSD), Hélder Amaral (CDS-PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).
CMM // JLG
Lusa/fim