Guilherme Aguiar sem listas às juntas para não ter "candidatos sombra" em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 26 set (Lusa) - O candidato independente à Câmara de Gaia, José Guilherme Aguiar, reafirmou hoje que encabeça uma candidatura "sem ambições políticas para além do território" da cidade e explicou que não candidatou listas às juntas porque não quer "candidatos sombra".

"A razão por que não apresentamos candidatos às juntas de freguesia passa, também, pela convicção de que há candidatos nas diversas candidaturas que são excelentes e darão excelentes presidentes de junta. Alguns deles são conhecidos por terem feito um bom trabalho. Somos a única candidatura que não tem candidato sombra", disse à agência Lusa Guilherme Aguiar.

O candidato independente frisou que aceitará "o resultado democrático" nas juntas de freguesia e que o facto de não ter "candidatos sombra" dá "transparência" à candidatura "Juntos por Gaia", porque não terá nas juntas "quem beneficiar e a quem prejudicar".

"Trabalharemos sem reserva mental com todos os eleitos. Somos uma candidatura de Gaia. É uma candidatura que nasceu com um único objetivo, que é Gaia. Não temos ambições políticas para qualquer outra área que ultrapasse Gaia. Somos a grande alternativa para a governação de Gaia", vincou Guilherme Aguiar.

O candidato falava após uma reunião com a Associação das Empresas de Vinho do Porto onde, minutos antes, esteve o candidato do PSD/CDS-PP, Carlos Abreu Amorim, o qual acusou Guilherme Aguiar e o PS de Eduardo Vítor Rodrigues de "denegrirem" a candidatura da coligação de direita.

"As atitudes de Calimero não são as que ajudam os cidadãos de Gaia. Esses 'fait-divers' lembram-me aquele princípio em que quando nós não temos êxito, acusamos sempre os outros de serem os causadores do nosso 'inêxito'. Olhem para dentro e respondam aos seus próprios problemas", disse Guilherme Aguiar.

A propósito da visita de hoje, o candidato independente avançou que quer criar a marca "Gaia cidade do Vinho", tendo como objetivos a alavancagem do turismo através, nomeadamente, da reabilitação urbana e da criação de novas infraestruturas de atravessamento do Rio Douro.

Estão também na corrida autárquica em Vila Nova de Gaia os candidatos Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

PYT // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.