Obra integral de Vergílio Ferreira disponível pela primeira vez nas livrarias

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 jan (Lusa) -- O centenário do nascimento de Vergílio Ferreira motiva a edição, ao longo deste ano, da Obra Completa do escritor, que "estará pela primeira vez totalmente disponível nas livrarias portuguesas", disse à Lusa fonte da editora Quetzal.

A Quetzal iniciou este mês a "distribuição permanente, e todos os livros levarão um selo lembrando o centenário do nascimento do escritor", disse à Lusa fonte da editora do grupo Bertrand/Círculo.

Nos escaparates está já "um título há muito esgotado", "Rápida a Sombra" (1974), bem como "Aparição", numa "novíssima edição, finalmente com o grafismo definitivo da série da Obra Completa", e o primeiro romance de Vergílio Ferreira, "O caminho fica longe" (1943), com prefácio de Helder Godinho.

"A versão em papel é acompanhada da publicação, apenas em formato digital (e-book), da edição crítica e genética de Ana Isabel Turíbio, professora da Universidade Nova de Lisboa, que, durante anos, lidou com os originais e correções do autor", referiu a mesma fonte.

Uma edição genética requer a pesquisa em torno do manuscrito original, o que implica a descoberta do momento histórico da redação e o trabalho com o texto, ligado a procedimentos arquivísticos e "codicológicos", buscando descobrir o percurso da escrita.

A classificação do manuscrito, nesse contexto, pode admitir a inclusão de notas de pesquisa a suprimir lacunas. A transcrição do texto recorre à utilização de fac-similes e a publicação é feita, normalmente, por ordem cronológica.

Em fevereiro, coincidindo com o congresso organizado pela Universidade de Évora, vai ser publicada a integral dos cinco volumes de "Espaço do Invisível", incluindo o volume póstumo, em formato digital [e-book].

"Também em 'e-book' estão disponíveis os nove volumes do diário, 'Conta-Corrente', com a possibilidade de pesquisa por data e nome".

Às livrarias regressam ainda "os dois livros inéditos", que a Quetzal publicou há quatro anos, a novela "A curva de uma vida" (de 1938) e o romance "Promessa" (de 1947).

No final da primavera, será reeditado outro título há muito esgotado, "Cântico Final" (1960), e a publicação, em formato digital de "Sobre o humorismo de Eça de Queirós", escrito em 1943 por Vergílio Ferreira, e editado em 1945 pela Universidade de Coimbra, edição sobre a qual está a trabalhar o grupo de estudo e inventariação do espólio do autor.

Esta nova edição terá um posfácio de Onésimo Teotónio de Almeida.

Em declarações à Lusa, a escritora Lídia Jorge, que foi amiga de Vergílio Ferreira, disse que o escritor admirava Eça de Queiroz (1845-1900).

O plano da Quetzal deve encerrar com a publicação de "Onde tudo foi morrendo", cuja "edição genética" está a ser igualmente preparada.

Segundo a Quetzal, "é a primeira vez que a obra de Vergílio Ferreira estará totalmente disponível para os seus leitores, dos romances iniciais -- 'O caminho fica longe', 'Vagão J', 'Mudança' -, até aos derradeiros títulos - 'Cartas a Sandra', 'Na tua face', 'Em nome da terra' -, passando pelos ensaios".

Vergílio Ferreira nasceu a 28 de janeiro de 1916, em Melo, uma aldeia da Beira Alta, no concelho de Gouveia. Aos dez anos os pais emigraram para o Canadá e Vergílio ficou em Portugal, com os irmãos mais novos. Uma peregrinação ao Santuário de Lourdes, em França, influenciou o menino de 12 anos, que decidiu entrar no Seminário do Fundão, de onde saiu aos 18.

A sua experiência nesta escola eclesiástica servirá de mote ao romance "Manhã submersa" (1954), que Lauro António adaptou ao cinema, em 1980, assinando o argumento com o escritor, que fez parte do elenco ao lado, entre outros, de Eunice Muñoz e Canto e Castro, Jacinto Ramos e Adelaide João.

Vergílio Ferreira não seguiu a vida religiosa, terminou os estudos no então Liceu da Guarda e matriculou-se, depois, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo concluído a licenciatura de Filologia Clássica, em 1940. Durante a vida universitária publicou alguns poemas.

Licenciado, iniciou a carreira de docente do Ensino Secundário, em Faro, tendo lecionado, entre outros estabelecimentos, nos liceus de Bragança, Gouveia. Fixou-se em Lisboa, com a efetivação no Liceu Camões.

Em 1946 casou-se com Regina Kasprzykowsky, uma polaca que se refugiara em Portugal, com quem viveu até à sua morte.

Ao longo da sua carreira como escritor recebeu vários prémios entre os quais o D. Dinis, em 1981, P.E.N. Clube de Novelística, por duas vezes, em 1984 e 1991, o de Ensaio, em 1993, o da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários, em 1984.

Recebeu Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, em 1987 e em 1993, respetivamente por "Até ao fim" e "Na tua face", e o Prémio Camões, em 1992, ano em que foi eleito para a Academia de Ciências de Lisboa.

Em 1979 foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

O escritor morreu no dia 01 de março de 1996, no seu apartamento, em Lisboa, onde residia, e está sepultado em Melo, virado para a Serra da Estrela, conforme a sua vontade.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.