Nuno Melo desafia esquerda a invocar os "bons exemplos" pedidos por Cavaco

| Política
Porto Canal / Agências

Monção, 26 set (Lusa) - O vice-presidente do CDS-PP Nuno Melo desafiou hoje os partidos à esquerda a invocarem os "bons exemplos" existentes em Portugal, considerando "oportuno" o apelo lançado pelo Presidente da República para a divulgação das iniciativas empresariais de sucesso.

Para o responsável centrista, face aos sinais positivos que a economia nacional vai apresentando, o momento não é para falar "apenas do défice, da dívida, da crise ou do memorando de entendimento", mas, tendo em conta os "sacrifícios que os portugueses têm estado dispostos a dar", é também de "invocar os bons exemplos", a começar pelos agentes políticos.

"Seria bom, por exemplo, entre outras coisas, ouvi-los [os bons exemplos] também à esquerda. Sabendo nós que esse memorando de entendimento foi negociado e subscrito a começar pelo PS, então no Governo. O mesmo PS que hoje se recusa a conversar com o atual Governo, enquanto decorrem as avaliações da 'troika'. Suponho que isso também faz toda a diferença", criticou Nuno Melo.

Durante a sua intervenção, esta quarta-feira, no Internacional Lisbon Challenge, o Presidente da República disse que deveria haver mais espaço na comunicação social à divulgação das iniciativas empresariais de sucesso que existem em Portugal.

"Se isso fosse feito pelos órgãos de comunicação social e pelos outros agentes políticos, a confiança no nosso país e no estrangeiro seria mais forte e, consequentemente, seria maior o investimento e seria maior o emprego", sustentou Cavaco Silva.

Em Monção, à margem de um comício autárquico, o vice-presidente do CDS-PP afirmou que "faz todo o sentido invocar os exemplos positivos", nomeadamente nos indicadores de recuperação económica, "dando acordo" ao "oportuno" apelo do Presidente da República.

"Nós, em Portugal, também vamos tendo bons exemplos e devemos afirmá-los com orgulho", sublinhou Nuno Melo, apontando a atenção dada à Agricultura nesta legislatura e os seus resultados como um desses casos.

"Temos hoje um setor que foi capaz, quando a economia arrefecia, de crescer 8%, de recuperar 46.000 novos postos de trabalhos, 8.000 novos empresários agrícolas e, no plano europeu, de executar o PRODER muito acima da média da União. Isto são, na verdade, exemplos positivos, que todos os políticos devem invocar", disse.

Nuno Melo falava à margem do comício de apoio à candidatura de Abel Baptista, atual deputado e porta-voz do CDS-PP para as questões da Agricultura, à Câmara de Monção, detida há 16 anos pelo PS.

O também deputado eleito pelo distrito de Viana do Castelo propõe-se a baixar em 10% todos os impostos municipais e a colocar Monção na liderança das políticas para o Vale do Minho, por ser o maior concelho dessa região.

A instituição de um fundo de solidariedade municipal, para acudir ao apoio escolar e medicamentos à população mais carenciada do concelho e a aposta na agricultura e na floresta são outras propostas para Monção da lista liderada por Abel Baptista.

PYJ // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.