Meirinhos compara Bragança às "arábias cobertas de ouro" com o povo a sofrer

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 26 set (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara de Bragança, Júlio Meirinhos, comparou, na quarta-feira à noite, os últimos 16 anos de executivo social-democrata no concelho "às arábias cobertas de ouro" com o povo "a sofrer".

Meirinhos reiterou, num comício em Bragança, que é necessário "um novo rumo, uma mudança tranquila", que para o candidato socialista também passa pela redução de impostos municipais contra os que defendem que não é possível porque a autarquia tem de arrecadar receitas.

"Às vezes mais me parece aquelas vidas de príncipes africanos ou das arábias, que têm sempre belos palácios cobertos de ouro e depois têm o povo cá fora a sofrer", afirmou.

O candidato, que criticou a "era do betão" do atual executivo, questionou porque não agora "diminuir a carga fiscal" que "arrasa" os munícipes.

"A Câmara pode baixar a taxa do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e retribuir os cinco por cento de IRS que é recolhido pelas Finanças e que vai para-a s Câmaras", indicou.

Júlio Meirinhos defendeu que a economia também está ao alcance das autarquias e deu o exemplo de Miranda do Douro, onde chegou a presidente de Câmara aos 23 anos e que transformou na "Andorra portuguesa", com um fluxo de visitantes espanhóis que ainda hoje animam o comércio local.

Aos adversários que lhe apontam como desvantagem não ser de Bragança, o candidato mirandês retorquiu que não necessita "desse aparelho fidalgo chamado GPS para estar em todo o sítio".

"Pior do que isso é alguns precisarem um GPS em Lisboa e no Porto ou em Bruxelas, onde se tem que procurar a vida para a nossa terra", ironizou.

Meirinhos contra-argumenta com os "30 anos de experiência autárquica e política" e tem repetido na campanha uma máxima que se tornou célebre na comitiva socialista: "mais vale um ano de tarimba que cinco de estudos em Coimbra".

Além de Júlio Meirinhos, concorrem à Câmara de Bragança Hernâni Dias (PSD), José Castro (CDU), Telmo Cadavez (CDS-PP), Gil Gonçalves (BE) e o independente Humberto Rocha, pelo movimento "Sempre Presente".

HFI // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.