Quase todo o país sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Quase todo o país sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte
| País
Porto Canal

Todo o país, com exceção dos Açores, vai estar entre sexta-feira e sábado sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, chuva e vento forte, disse hoje à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

Os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte passando a regime de aguaceiros que podem ser de trovoadas e vento forte entre as 09:00 de sexta-feira e as 14:59 de sábado.

Em declarações à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Madalena Rodrigues, adiantou que para hoje prevê-se ainda ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos por todo o país, mas a partir do final do dia vai registar-se um aumento da nebulosidade e alguma precipitação forte no litoral da região centro.

"Amanhã [sexta-feira] vai ser um dia de céu muito nebulado com chuva forte passando a regime de aguaceiros fortes também com possibilidade de trovoadas a partir do início da tarde. O vento será moderado do quadrante sul, sendo moderado a forte no litoral oeste com rajadas na ordem dos 70 quilómetros/hora e forte a muito forte nas terras altas com rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora", adiantou.

A meteorologista indicou também que está prevista uma subida da temperatura máxima no litoral norte e centro e descida [da máxima] nas regiões do interior.

"Para sexta-feira e sábado prevê-se precipitação forte, mas estamos a prever até dia 04 de outubro ocorrência de precipitação", disse.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa e em Faro prevê-se para hoje uma máxima de 24 graus Celsius, em Évora 29 graus, em Beja, Vila Real e Bragança 27, no Porto 25, em Coimbra 28, em Santa Cruz das Flores e Funchal 24, e em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo vinte e três.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.