Candidato da CDU quer novo edifício do hospital da Guarda concluído

| Política
Porto Canal / Agências

Guarda, 25 set (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara da Guarda, Mário Triunfante Martins, defendeu hoje a rápida conclusão do projeto do novo edifício do hospital local e o seu apetrechamento com aparelhos modernos.

"Queremo-lo acabado, com o quadro de pessoal completo e com equipamento capaz e moderno", disse hoje o candidato à agência Lusa durante uma ação de distribuição do manifesto eleitoral da candidatura da CDU na entrada do Hospital Sousa Martins (HSM).

O novo pavilhão, de quatro pisos, vai acolher serviços que atualmente estão dispersos por dois antigos blocos, um centenário e outro construído na década de 1990.

O cabeça-de-lista da CDU lembrou que o novo edifício do HSM está construído, mas ainda não entrou em funcionamento, e que o atual Governo do PSD/CDS-PP suspendeu a segunda fase da obra, relacionada com a recuperação dos antigos pavilhões, que constava do projeto inicial.

"Nós queremos o hospital acabado conforme está previsto no projeto inicial. Queremos o quadro de pessoal completo, não queremos a concessão de serviços a entidades externas e queremos o equipamento novo", declarou Mário Triunfante Martins.

O candidato referiu que a ser eleito presidente da câmara exigirá outra postura do Governo por considerar que os habitantes da Guarda têm direito a "uma saúde de primeira e não de segunda".

"Não se pode pegar em equipamento velho, dar-lhe um jeitinho e pô-lo aqui para enganar as pessoas da Guarda. As pessoas da Guarda pagam impostos como as outras. A Guarda não pode ser considerada como refugo", afirmou.

O candidato lamentou ainda que nas eleições legislativas a cidade, em matéria de saúde, tenha servido aos partidos "do arco do poder" como "arma de arremesso e como brinquedo, com a desconsideração total para com a cidade, para com as pessoas e para com o desenvolvimento do concelho".

Além de Mário Triunfante Martins, concorrem à Câmara da Guarda os candidatos José Martins Igreja (PS), Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), Marco Loureiro (BE) e Eduardo Espírito Santo (PCTP/MRPP).

As eleições autárquicas decorrem a 29 de setembro.

ASR // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".