Cientistas testam alertas de luz e som para proteger aves das redes de pesca

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jan (Lusa) - Um projeto de investigação está a ensaiar soluções para evitar que as aves marinhas sejam apanhadas nas redes de pesca, utilizando sons e feixes de luz que funcionam como alertas de perigo, para preservar espécies como a pardela-baleal.

O trabalho "Capredux - Redução das Capturas Acidentais de Aves Marinhas na Zona de Proteção Especial Aveiro- Nazaré", que reúne Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e as universidades do Minho e de Aveiro, foi o vencedor do "InAqua -- Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel", hoje anunciado.

Os investigadores vão colocar 20 dispositivos, 10 de som e 10 óticos, em 40 barcos para testar o funcionamento dos sistemas e da adaptação dos mestres da embarcação.

Iniciado em 2010, o projeto parte da constatação do elevado número de aves marinhas emaranhadas nas redes de pesca, quando estas são lançadas ou levantadas do mar, provocando a sua morte, mas também prejuízos para os pescadores.

Já com informações acerca da abundância e distribuição das aves marinhas na área entre Aveiro e Nazaré, os investigadores vão agora, durante dois anos, "assegurar um novo tipo de ensaios com um novo tipo de metodologias de redução de capturas acidentais", explicou à agência Lusa o coordenador do projeto, José Vingada.

O aumento da pressão sobre o meio marinho, nomeadamente da parte das pescas, "tem resultado num incremento da mortalidade destas espécies e é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, é preciso que haja exploração da atividade pesqueira, mas também a conservação de algumas espécies, que são fortemente ameaçadas", defendeu José Vingada.

O efeito sobre as aves, explicou, "pode ser muito elevado em algumas épocas do ano, por exemplo para a espécie que mais nos preocupa, que é a pardela-balear", e entre Nazaré e Aveiro "haverá uma captura média de três a quatro aves por embarcação", o que, no conjunto de uma população estimada em cerca de 20 mil indivíduos, "pode colocar em risco a sobrevivência da espécie".

Há casos de taxas de captura mais elevadas, como entre os alcatrazes, mas a população não é tão reduzida e o efeito não é tão grave.

"Vamos apostar em duas metodologias integradas, uma delas implica o afastamento acústico, através de um sistema que emite um conjunto de sons naturalmente feitos pelas aves marinhas, chamados sons de stress", ou de alerta, que levam a uma resposta defensiva da parte dos pássaros, que se afastam "da zona da largada ou recolha de redes", resumiu José Vingada.

A segunda metodologia também é de afastamento, mas utiliza sistemas óticos, partindo do facto de as aves serem sensíveis a feixes de luz mais ou menos intensos e à cor verde forte.

A ave, ao ver aquele feixe de luz, "acha que está ali alguma coisa estranha, perigosa e afasta-se" enquanto o pescador está a operar a rede.

Os ensaios nos 40 barcos são acompanhados por observadores do grupo de investigação, que vão recolher dados acerca da forma como é aplicada a metodologia na área Nazaré-Aveiro, classificada ao abrigo da Rede Natura 2000 para proteção de aves, e onde existe abundância de sardinha, carapau e cavala.

José Vingada realçou a existência de muita cooperação com as organizações dos produtores de pesca e com os armadores que não veem os investigadores como "entidade de conflito, mas como parceiros na procura de uma solução".

"Todo o trabalho que fazemos depende da cooperação dos pescadores e só com um trabalho em conjunto, na tentativa de encontrar soluções com o setor, é possível, a longo prazo, assegurar estas medidas", salientou o cientista.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.