Manutenção do emprego no centro das peocupações da CDU de Oeiras

| Política
Porto Canal / Agências

Porto Salvo, Oeiras, 24 set (Lusa) - As questões do emprego estiveram hoje no centro das preocupações do candidato da CDU à câmara de Oeiras, que esta manhã se deslocou à sede do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) no parque empresarial Taguspark, em Porto Salvo.

"A nossa grande preocupação é seguir muito de perto estas situações e encontrar formas de manter o mais possível o emprego que há no concelho", disse Daniel Branco à agência Lusa, lembrando que no Taguspark se localizam empresas como o BCP, que já anunciou planos para despedir, ou como a Microsoft que deixou Oeiras para se instalar em Lisboa.

Daniel Branco acrescentou que Oeiras tem a particularidade de mais de metade do emprego no concelho ser exercido por gente de fora e de mais de metade da população ativa do concelho também trabalhar fora, o que torna difícil, segundo o candidato da CDU, perceber a verdadeira dimensão do fenómeno do desemprego.

"O que sabemos é que nos nossos meios urbanos há muitas lojas fechadas, muito comércio que desapareceu, muitas pequenas empresas que não funcionam, muitos restaurantes que tiveram que fechar portas", disse.

Segundo Daniel Branco, até em empresas como o ISQ "as dificuldades são muito grandes".

"O ISQ tem 60 por cento do seu trabalho e da sua faturação no estrangeiro, porque em Portugal, muitas das coisas em que estava, como a construção mecânica ou a construção civil, pararam", adiantou.

Além de distribuir material de campanha pelos trabalhadores, o candidato da CDU foi recebido no ISQ pelo administrador Maia Rito, que explicou que as grandes apostas da empresa, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica, passam agora por Angola, Médio Oriente e Moçambique, operações que representam quase dois terços do volume de negócios do ISQ.

O ISQ tem 1.300 colaboradores, dos quais 800 em Portugal.

Daniel Branco lembrou que o ISQ já está em Oeiras há 20 anos, considerando que durante esse tempo, a empresa tem "desempenhado um papel relevante também no aspeto da manutenção dos postos de trabalho".

Além de Daniel Branco, concorrem à Câmara de Oeiras nas eleições de 29 de setembro Paulo Vistas (IOMAF), Francisco Moita Flores (PSD), Marcos Sá (PS), Paulo Freitas do Amaral (CDS-PP), Carlos Gaivoto (BE), Richard Warrel (PAN) e Joaquim Manuel Ferreira (PCTP/MRPP).

CFF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Marques vão ser ouvidos na AR sobre privatização da ANA

O requerimento do PSD para ouvir no parlamento os ex-ministros socialistas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba sobre a privatização da ANA Aeroportos foi esta quarta-feira aprovado na Comissão de Economia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".