Bailarina Marta Chasqueira estreia espetáculo de flamenco "Sola"

| País
Porto Canal com Lusa

Almada, Setúbal 13 jan (Lusa) -- A coreógrafa e bailarina portuguesa Marta Chasqueira estreia este mês o espetáculo de flamenco "Sola" e repõe "Identidade F", no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada, anunciou hoje a sua produtora.

Marta Chasqueira recebeu em 2009 o prémio para a Melhor Coreógrafa de Danças do Mundo, no âmbito dos Portugal DanceAwards, tendo, entretanto, criado a sua própria escola de flamenco na Academia Artist, com sede em Lisboa.

"Sola", um espetáculo de flamenco tradicional, estreia-se no dia 30 de janeiro, e a bailarina é acompanhada por Laura Castro (voz), Carlos Mil-Homens (percussão) e Juantxin Osaba (guitarra clássica).

"Identidade F", que sobe também ao palco do Lopes-Graça, mas no dia 31, é um espetáculo em que a bailarina é acompanhada pelos fadistas Sara Correia, Diana Vilarinho e Miguel Ramos, e os músicos André Santos, na viola, e Bruno Mira, na guitarra portuguesa.

Em fevereiro a bailarina inicia uma digressão nacional com "Identidade F", que começa no Teatro Cine de Pombal, no dia 27 de fevereiro, e passa pelo Cine Teatro de Sobral de Monte Agraço, no dia 05 de março, e pelo Cine Teatro de Torres Vedras, no dia 30 de março.

A bailarina, em cada espetáculo da digressão, é acompanhada por diferentes grupos de músicos. Em Pombal, por exemplo, com Marta Chasqueira, sobem ao palco os fadistas Diana Vilarinho, Miguel Ramos e Henrique Leitão, que também acompanha, à guitarra portuguesa, e ainda o músico João Silva, na viola.

Marta Chasqueira começou aos oito anos a estudar dança - ballet clássico espanhol, sevilhanas e flamenco -, e, em 2001, obteve o diploma do curso de Flamenco da Asociación de Centros Autónomos de Enseñanza, de Madrid.

Após a licenciatura em Sociologia no ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa, matriculou-se, em 2005, na Escola Superior de Dança de Lisboa.

Paralelamente fez "masterclasses" com Ana María Martinez, Sofia Abraços e com as "maestras bailaoras" Carmen Mesa, Carmen Ledesma, Maribel Ramos, Milagros Menjibar, Luisa Palício, La Choni, Isabel Bayón, Belén Maya, Úrsula Lopez, Carmela Greco, Leonor Leal, Concha Jareño, Eva la Yerbabuena, entre outros mestres do flamenco, como Rúben Olmo, Rafael Campallo, Angel Atienza, Antonio Pérez e Marco Flores.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".