Ordem dos Médicos não receia Justiça e reitera que continuará a defender os doentes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 set (Lusa) -- O bastonário dos Médicos reagiu hoje à ameaça de uma ação judicial desencadeada pela Ordem dos Farmacêuticos, dizendo que não tem "receios de quaisquer vias legais" e reiterou que continuará "sempre a defender os direitos dos doentes".

"Não temos quaisquer receios de quaisquer vias legais, porque defendemos sempre a legalidade e a transparência", afirmou hoje José Manuel Silva, em declarações à agência Lusa.

A Ordem dos Farmacêuticos anunciou, num comunicado divulgado hoje de madrugada, que pondera agir judicialmente contra a Ordem dos Médicos, depois de esta ter denunciado na semana passada "mais um caso" de substituição de prescrições de medicamentos nas farmácias.

Contactado hoje pela Lusa, o bastonário dos Médicos começou por dizer que não tinha "comentários a fazer sobre comunicados da Ordem dos Farmacêuticos".

No entanto, sublinhou, a Ordem dos Médicos "reitera que continuará sempre a defender os interesses dos doentes e por isso pugna por algumas alterações à lei, que façam com que o doente fique efetivamente protegido ao balcão da farmácia de eventuais trocas que possam prejudicar economicamente e clinicamente os doentes".

José Manuel Silva reiterou também "o pedido para que se faça uma auditoria à dispensa de medicamentos nas farmácias, para se confirmar efetivamente se há ou não razão nas considerações efetuadas pela Ordem dos Médicos".

O bastonário recordou que a Ordem anda "a exigir a auditoria há dois anos".

"Infelizmente não é feita, o que nos reforça a convicção de que nem tudo está bem na questão da dispensa dos medicamentos", disse, ressalvando que "há, como em todas as profissões, profissionais com mais e menos ética e com maior ou menor sentido da legalidade".

José Manuel Silva defendeu que "é fácil" fazer a auditoria, "porque todos os dados da prescrição médica e da dispensa de medicamentos estão armazenados na central de conferência de faturas".

"É só comparar a prescrição com a dispensa", referiu.

Na passada terça-feira, num anúncio publicado no Correio da Manhã, a Ordem dos Médicos (OM) denunciou "mais um caso" de substituição de prescrições de medicamentos nas farmácias e apelou para a alteração das regras para a fixação do preço dos genéricos para evitar diferenças.

De acordo com a OM, a receita em causa foi bloqueada pelo médico com a exceção c) em ambos os medicamentos, a justificação legal para permitir ao doente manter as mesmas marcas em medicação crónica, evitando confusões, e para ter direito à medicação mais barata.

Contudo, a farmácia "alterou para marcas mais caras".

"A diferença dos medicamentos mais caros dispensados pela farmácia constitui um encargo adicional para o doente de cerca de mais 14 euros/mês. Para os doentes que tomam mais de dois medicamentos por mês o prejuízo é muito superior", referia a OM no comunicado.

A OM apelou "à alteração das regras para a fixação do preço dos genéricos, evitando diferenças brutais de preços, e à correção da legislação que permite às farmácias enganar os doentes, dispensando medicamentos mais caros do que os prescritos pelo médico".

Em reação ao anúncio da OM, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos já tinha referido na semana passada que se tratava de um caso pontual e que não refletia a realidade nacional.

"O senhor bastonário [da Ordem dos Médicos] esteve desde sempre contra a aprovação da legislação que obriga a prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI). Não gosta e sempre lutou contra isso", disse Carlos Maurício Barbosa .

No mercado de medicamentos de ambulatório, exemplificou, registou-se uma poupança de 50 milhões de euros para os utentes e de 62,5 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Os portugueses pouparam e o SNS poupou, o que quer dizer que a legislação está a dar resultados", adiantou.

JRS (ICO/SMM/DD) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.