Douro inunda zona ribeirinha do Peso da Régua mas sem danos significativos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Peso da Régua, Vila Real, 11 jan (Lusa) - A subida do rio Douro provocou hoje inundações na zona ribeirinha do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, mas não há registo de danos significativos, prevendo-se uma melhoria da situação durante a tarde.

Em declarações à Lusa, o responsável pela Proteção Civil Municipal do Peso da Régua, Manuel Saraiva, disse que a zona ribeirinha está "totalmente inundada", atingindo uma loja de artesanato, um bar, uma ciclovia, casas de banho públicas e um parque infantil.

"Os bens dos estabelecimentos comerciais ali instalados foram retirados a tempo porque estávamos alertados para a subida do caudal do rio Douro", frisou.

Manuel Saraiva avançou ainda que, ao início da tarde, a situação está "estável", tendo o caudal do rio diminuído 60 centímetros desde as 03:00.

"Durante a tarde, espera-se um desagravamento da situação, mas vamos continuar atentos", salientou.

O Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Vila Real adiantou à Lusa que a Estrada Nacional 2 (EN2), entre Vila Real e Santa Marta de Penaguião, reabriu ao trânsito às 13:00.

A estrada estava encerrada desde as 18:00 de domingo por "precaução", depois de na semana passada ter estado fechada devido a uma derrocada que destruiu um anexo agrícola de uma moradia também afetada.

Este caso obrigou ao realojamento de um homem de 66 anos.

Ainda neste distrito de Trás-os-Montes, o rio Tâmega, em Chaves, galgou as margens e inundou a ciclovia, o parque infantil, um campo desportivo e terrenos agrícolas, referiu fonte do CDOS.

SYF // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Obras na Nacional 13 condicionam trânsito na principal entrada de Vila do Conde

Já estão em curso as obras de repavimentação na Estrada Nacional 13, entre a rotunda de Acesso à A28 e a ponte sobre o rio Ave, na freguesia de Árvore, em Vila do Conde, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal numa publicação na rede social Facebook.