PJ deteve presumível autor de incêndio florestal em S. Pedro do Sul

| País
Porto Canal / Agências

S. Pedro do Sul, 23 set (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro deteve um agricultor, de 64 anos, suspeito de ser o autor de um incêndio florestal que ocorreu na passada sexta-feira em S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, informou hoje aquela força policial.

Segundo a PJ, o suspeito, que foi detido em colaboração com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, está "fortemente indiciado" pela prática do crime de incêndio florestal.

O incêndio ocorreu ao princípio da noite da última sexta-feira, dia 20 de setembro, numa mancha florestal situada num lugar pertencente à freguesia de Carvalhais, no concelho de S. Pedro do Sul.

"O suspeito utilizou uma vela como meio de ignição da matéria vegetal altamente combustível existente no local, que deixou a arder para que a chama se propagasse ao mato e restante meio envolvente", escreve a PJ, adiantando que o arguido terá atuado "num quadro de aparente natureza fútil".

O detido vai ser presente esta segunda-feira a primeiro interrogatório judicial para eventual aplicação de medidas de coação.

No corrente ano a PJ procedeu à identificação e detenção de 70 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".