PS promete dar "todas as condições" aos investidores em Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 23 set (Lusa) - O candidato do PS à Câmara de Matosinhos, António Parada, prometeu hoje que dará "todas as condições" para que os interessados possam investir no concelho e, assim, criar emprego, tendo começado a procurar investidores ainda em período de campanha.

"O meu grande combate é criar emprego em Matosinhos porque as questões sociais advêm de não haver emprego. Pedi ao Duarte Champalimaud que me ajudasse a empregar os matosinhenses", disse aos jornalistas António Parada, após um almoço com o investidor.

O socialista garante que Duarte Champalimaud disse ter "todo o gosto em investir em Matosinhos, desde que lhe fossem criadas condições".

"E quero dizer ao Duarte que dar-lhe-ei, a ele e a todos os que quiserem investir em Matosinhos, todas as condições para que isso aconteça através dos três polos industriais, através de isenção de taxas e licenças e sinalizar terrenos que sejam públicos, da câmara municipal, para que eles se possam instalar ali a baixo custo para promover a economia de Matosinhos", afirmou.

Com um grupo ligado à área da logística, dos cereais e da energia, o investidor disse aos jornalistas estar "com vontade de aumentar" a participação no concelho, assegurando que conhece vários empresários "com vontade de estar em Matosinhos".

António Parada considerou que "Matosinhos não pode ter desemprego", lamentando que, no concelho, todos os dias 13 pessoas percam o seu posto de trabalho.

"As câmaras têm de ser pró-ativas e não reativas. É o que eu estou a fazer antes de ser eleito presidente da câmara: já estou a ser pró-ativo e a procurar investidores para se instalarem em Matosinhos", sublinhou.

Presente no almoço esteve também o ex-líder da bancada parlamentar socialista e cabeça-de-lista nestas autárquicas à Assembleia Municipal do Porto, Francisco Assis, que, questionado pela agência Lusa sobre a divisão da esquerda em Matosinhos, recordou que o PS sempre fez opções no concelho que sempre saíram vitoriosas.

Assis afirmou ainda estar "completamente convencido que o PS vai ganhar as eleições no plano nacional".

Além de António Parada, concorrem em Matosinhos os candidatos Guilherme Pinto (independente), Pedro da Vinha Costa (PSD), Manuel Maio (CDS-PP), José Pedro Rodrigues (CDU), Fernando Queiroz (BE) e Orlando Cruz (PTP).

JF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.