CDS-PP quer criar pequenos parques industriais nas freguesias de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 23 set (Lusa) -- O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, defendeu hoje a criação de pequenos parques industriais nas freguesias que mostrem ter "capacidade empreendedora e capacidade instalada".

Em declarações à agência Lusa após uma visita ao parque industrial de Coimbrões, Hélder Amaral contou já ter visto em algumas freguesias "pequenas empresas relativamente às quais a autarquia não teve nenhuma sensibilidade para lhes dar condições".

Exemplificou com a freguesia de Côta, onde uma empresa "se viu impedida de crescer devido ao PDM (Plano Diretor Municipal) e se deslocalizou para Mangualde".

Na opinião de Hélder Amaral, "a autarquia tem de identificar, detetar e criar em cada freguesia condições para instalação de pequenos parques industriais", onde os empresários possam criar postos de trabalho.

"Criando emprego estamos a povoar essas freguesias, a evitar o abandono, a criar condições para que a escola e o centro de saúde não fechem", sublinhou.

No que respeita aos parques industriais existentes com dimensão relevante, nomeadamente em Coimbrões, Mundão e Lordosa, lamentou que mais pareçam "parques imobiliários, que servem para tudo menos para instalação de empresas".

O candidato do CDS-PP considerou ser notória a "falta de jeito e a pouca vontade para instalar empresas no concelho".

Se for eleito presidente no próximo domingo, pretende fazer "um roteiro de investimento", no qual a Câmara "criará todas as condições de infraestrutura e terá os parques industriais perfeitamente preparados para receber empresas".

"Nós queremos olhar para um empresário com carinho, respeito, dar-lhe tudo o que ele precisar para se instalar e criar empregos", garantiu.

Hélder Amaral quer promover estes parques e, paralelamente, "reduzir impostos, taxas e procedimentos para licenciamento e fazer o acompanhamento" das empresas, de forma a que sejam sustentáveis.

Além de Hélder Amaral, concorrem à presidência da Câmara de Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.