Mau tempo não dá descanso ao norte do país

Mau tempo não dá descanso ao norte do país
| Norte
Porto Canal (LYC)

O mau tempo está a afectar sobretudo o norte do país. Até agora, houve registos de inundações, estradas cortadas, desmoronamentos e derrocadas.

O Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga registou, entre as 00h00 de domingo e as 16h00 desta segunda-feira, 48 ocorrências, em grande parte relacionadas com inundações urbanas “de pequena monta”, informou o comandante distrital, Hercílio Campos.

Hercílio Campos disse à Lusa que, além das inundações, se registaram também quedas de algumas estruturas, como sinais de trânsito.

Já em Vila Real, o mau tempo obrigou ao corte de três estradas, no distrito nas zonas de Aveção do Cabo e de Parada de Cunhos (Vila Real) e Vilarinho de Cotas (Alijó), disse fonte da GNR.

O tenente-coronel José Faria, do comando distrital da GNR de Vila Real, referiu que alguns desmoronamentos levaram ao corte de três estradas no distrito transmontano.

De acordo com o oficial, estão com o trânsito cortado a Estrada Nacional (EN) 304, que liga a Campeã (Vila Real) a Mondim de Basto, na zona de Aveção do Cabo, sendo a alternativa a via que atravessa esta mesma localidade. Também a Estrada Municipal (EM) 585 foi interrompida nos dois sentidos devido ao deslizamento de terras para a via. A alternativa é a EN 323-3.

Desde esta manhã que a EN2, entre Parada de Cunhos e a Cumieira, está também cortada devido a um desmoronamento para a via, que tem como alternativa a EM 1244 em Pomarelhos, que tem saída para o Itinerário Principal 4 (IP4) em Arrabães.

Segundo José Faria, o mau tempo condicionou a EN 312, na zona de Cerva, Ribeira de Pena, onde a circulação rodoviária se faz de forma alternada.

Ao todo registaram-se 12 ocorrências no distrito em consequência da forte precipitação, que provocou derrocadas, afectou uma habitação e provocou um desalojado, cortou a Estrada Nacional 2 (EN2), causou pequenas inundações e derrubou um muro.

No concelho da Trofa o mau tempo levou ao corte de trânsito na Estrada Nacional (EN) 14, informou à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) local.

O corte de trânsito percorre mais de um quilómetro, num trajecto onde ficam localizadas a Câmara Municipal da Trofa e o Estádio do Trofense, ou seja entre as ruas Américo Campos e Moinhos da Lagoa.

A decisão de cortar a estrada foi tomada pelas 11h30 e a situação só será reposta "quando o mau tempo abrandar", avançou fonte da GNR

 

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.