Doze distritos do contintente sob 'Aviso Laranja' devido a previsão de chuva forte

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jan (Lusa) - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob 'Aviso Laranja' doze distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e persistente, bem como de agitação marítima.

O 'Aviso Laranja', o segundo mais grave numa escala de quatro, vai vigorar entre as 06:00 e as 18:00 de hoje, adianta o IPMA na sua página na Internet.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob 'Aviso Laranja' devido à previsão de chuva forte e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos dez metros de altura.

O 'Aviso Laranja' é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O IPMA colocou ainda sob 'Aviso Amarelo' os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 06:00 de terça-feira, devido à previsão de agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e Alto Alentejo, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, além da queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1.200/1.400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1.000 metros.

O vento soprará moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de intensidade.

De acordo com o IPMA está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Em relação às temperaturas vão variar entre oito graus Celsius de mínima em Bragança, que chegará aos 12 de máxima enquanto Faro será hoje a cidade mais quente com a máxima a chegar aos 19 graus.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 18, em Beja, Santarém, Leiria e Coimbra vão variar entre os 14 de mínima e os 17 de máxima. No Porto as máximas vão chegar aos 16, enquanto na Guarda vão variar entre os 09 e os 12 graus Celsius.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.